Brunna Castro   |   11/05/2017 12:57

Para estimular aviação, Bahia reduz ICMS de querosene

Com o intuito de estimular o setor de aviação comercial, o governo estadual da Bahia anunciou ontem (10) a redução da alíquota de ICMS para o querosene de aviação, que irá de 18% para 12%.

Pixabay
Com o intuito de estimular o setor de aviação comercial, o governo estadual da Bahia anunciou ontem (10) a redução da alíquota de ICMS para o querosene de aviação, que irá de 18% para 12%. Para poderem usufruir da redução, as companhias deverão aumentar em 20% o consumo do combustível no mercado baiano, além de ampliar o número de voos e assentos tendo a Bahia como origem ou destino.

De acordo com o governador Rui Costa, o objetivo da medida é possibilitar novos voos domésticos e internacionais para Salvador e outros municípios baianos. “Esse é um esforço do governo do Estado em reduzir a cobrança do ICMS para que isso possa servir de estímulo e viabilizar economicamente alguns dos voos que são importantes para o desenvolvimento baiano”, destacou ele.

REDUÇÕES GRADUAIS

O governo também anunciou a atualização das regras de estímulo à aviação regional no Estado, que determinará que, uma vez que as companhias atendam às exigências fixadas no decreto estadual, elas terão direito a reduções graduais – a cobrança cairá para 10%, por exemplo, caso a companhia se comprometa com uma cota máxima de consumo a ser pactuada.

A iniciativa prevê ainda outras três taxas relacionadas ao número de municípios baianos alcançados pelas aéreas. Se a companhia atender a oito cidades, a alíquota cai para 9%. Com nove municípios, a cobrança cai para 8%. A alíquota pode chegar a 7% caso dez ou mais municípios sejam atendidos.

AVIANCA
De acordo com o governo, a Avianca foi a primeira companhia a manifestar interesse em aderir ao pacote de incentivos. A companhia assumiu como compromissos, além do aumento no consumo de combustível, a ampliação em 9% no número de assentos e oferta de novos voos. Sendo assim, a Avianca irá oferecer no mínimo 2,5 milhões de assentos por ano em voos com origem ou destino na Bahia.

Além disso, a companhia deverá implementar um voo semanal entre Salvador e Bogotá, com conexões para América do Norte, América Central, Peru, Equador e México. A partir de julho, a Avianca também irá fixar em 14 o número de viagens semanais domésticas com origem em Salvador ou Ilhéus.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Brunna Castro

Brunna Castro tem 1010 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS