Movida

Leonardo Ramos   |   16/06/2017 16:44

American Airlines testa novo scanner de inspeção 3D

O novo scanner de tomografia computadorizada, ou CT (computed tomography), usa mesma tecnologia utilizada em bagagens despachadas, e permite que líquidos e notebooks não seja retirados da bagagem de mão para inspeção

Kevin Dooley/Flickr
Novo equipamento de inspeção está sendo testado no Aeroporto de Phoenix, EUA
Novo equipamento de inspeção está sendo testado no Aeroporto de Phoenix, EUA
A Transportation Security Administration (TSA), em parceria com a American Airlines, está em fase de testes de um novo scanner de tomografia computadorizada, o CT (computed tomography), em uma das filas de inspeção no aeroporto internacional de Phoenix, nos Estados Unidos.

Segundo comunicado da aérea norte-mericana, a nova ferramenta de inspeção usa tecnologia semelhante a usada pela TSA em bagagens despachadas, e tem o objetivo de aprimorar a detecção de ameaças, fornecendo imagens 3D que podem ser visualizadas e rotacionadas para uma análise mais abrangente do conteúdo das bagagens de mão. Segundo a AA, é a primeira vez que o CT é usado em uma fila de inspeção.

"A segurança dos passageiros é a prioridade da TSA, e nossa parceria com representantes do setor, como a American Airlines, é essencial para o desenvolvimento de inovadores recursos críticos de segurança", afirmou o administrador interino da TSA, Huban Gowadia. "Nós já usamos esse tipo de tecnologia para a bagagem despachada e acreditamos que as máquinas de menor porte, utilizadas nos pontos de inspeção, oferecerão o mesmo nível de segurança", explica.

Ainda segundo o comunicado, o novo equipamento “captura centenas de imagens com uma câmera de raio-X que gira em torno da esteira para apresentar aos agentes uma fotografia da bagagem de mão que garanta a inexistência de itens perigosos”. Ele identifica, entre outras coisas, explosivos e armas de fogo, além de outros objetos proibidos de serem carregados consigo mesmo na aeronave.

Além disso, um dos benefícios é que a tecnologia CT permite que os passageiros carreguem líquidos, géis, aerossóis e notebooks em sua bagagem de mão em todas as circunstâncias, sem a necessidade de retirá-los de suas malas. Assim, os processos de inspeção podem ser agilizados, diminuindo também a quantidade de objetos jogados no lixo.


Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias