Ana Luiza Tieghi   |   30/06/2017 11:02

Deputados pedem investimentos para aviação regional

Deputados reclamaram, nesta quinta-feira (29), da lentidão para executar o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (Pdar), criado em 2015 e inserido no Fundo Nacional de Aviação Civil.

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Comissões cobram investimentos na aviação regional
Comissões cobram investimentos na aviação regional
Deputados reclamaram, nesta quinta-feira (29), da lentidão para executar o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (Pdar), criado em 2015 e inserido no Fundo Nacional de Aviação Civil.

A demanda é para que o governo acelere investimentos em aeroportos ou em projetos de aeroportos localizados em regiões isoladas, principalmente na Amazônia. O assunto foi discutido pelas comissões de Viação e Transportes e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia.

“Nós percebemos uma lentidão. Para se ter uma ideia, no Estado do Pará, de 24 aeroportos [inicialmente selecionados] apenas cinco estão na lista para ficarem prontos até 2020”, criticou o deputado Zé Geraldo (PT-PA).

O secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, único convidado da reunião, afirmou que a expectativa é investir R$ 450 milhões por ano, até 2019, em 58 aeroportos regionais considerados fundamentais. No total, 179 localidades foram selecionadas para receber investimentos, após o governo estudar as necessidades de 276 locais.

DIFICULDADES
Uma das dificuldades para tocar o programa, segundo Lopes, é o orçamento restrito. A verba disponível para investimento neste ano nos 58 aeroportos é de R$ 231 milhões. “Tendo mais recursos, você pode acelerar. Por isso, o fundamental é ter o projeto e ter a clareza de que isso não é um programa de governo, mas tem que ser contínuo”, observou.

Além da dificuldade orçamentária, Lopes mencionou os problemas de logística para a construção e a realização de obras em aeroportos, principalmente na Amazônia. “Não há acesso terrestre, o que encarece a obra e diminui seu ritmo, pois os materiais só são levados quando é possível navegar pelos rios”.

AVIAÇÃO CIVIL
Na audiência, o deputado Valadares Filho (PSB-SE), presidente da Comissão de Integração Nacional, ressaltou a necessidade de a aviação civil centrar esforços também no desenvolvimento do Turismo. “O preço das passagens, a pouca oferta, as mudanças nos voos sem aviso prévio, tudo isso prejudica o Turismo na nossa região”, reclamou.

Dario Lopes respondeu que investimentos nesse sentido também têm sido feitos e destacou a inauguração do aeroporto de Jericoacoara (CE) no último sábado (24).


*Fonte: Agência Câmara Notícias

Tópicos relacionados