Artur Luiz Andrade   |   27/06/2017 08:49

Avianca Brasil avança em acordo com United e fusão

Em meio às comemorações com a chegada do voo São Paulo-Miami, diário e direto e operado com o A330-200, em duas classes, a Avianca Brasil continua sendo questionada sobre dois importantes movimentos em curso na companhia: a fusão com a Avianca Internacional


Avianca
José Efromovich
José Efromovich

MIAMI – Em meio às comemorações com a chegada do voo São Paulo-Miami, diário e direto e operado com o A330-200, em duas classes, a Avianca Brasil continua sendo questionada sobre dois importantes movimentos em curso na companhia: a fusão com a Avianca Internacional, com sede na Colômbia, e o acordo comercial com a United Airlines.

Segundo o presidente executivo da Avianca Brasil, Frederico Pedreira, a fusão é um projeto que está nos planos das duas empresas, mas que tem de seguir as regras e passos estipulados pela bolsa americana, onde a Avianca Internacional tem ações negociadas. “Não é algo rápido, há passos a seguir, mas é sim algo que queremos tocar”, afirmou ao Portal PANROTAS. Segundo ele, a fusão deve ocorrer em “um tempo relativamente curto”.

A Avianca Internacional foi comprada pelo Grupo Synergy, de German e José Efromovich em 2004, vencendo a Copa Airlines em uma disputa pela empresa colombiana que estava em Chapter 11. “Hoje a Avianca tem capital aberto, 180 aeronaves e mais de 21 mil funcionários. Nosso business plan foi um fator decisivo, apesar de nossa proposta ter sido um pouco menor que a da Copa, na época ligada à Continental Airlines”, relembra José Efromovich, que somente unificou as marcas usadas (no Brasil a empresa chamava-se Ocean Air), em 2010, com a chegada do acordo com a Airbus para renovação da frota da companhia brasileira, então com Fokker 100 (ou MK-28).

Isso para dizer que a Avianca sabe esperar os momentos certos e tanto Frederico Pedreira quanto Efromovich disseram que o foco neste momento na Avianca Brasil são os novos voos e a internacionalização, que deveria ter acontecido no ano passado, mas que teve de ser adiada por conta da crise brasileira. Paralelamente, os projetos de fusão da empresa brasileira com a colombiana e o joint business agreement com a United estão caminhando.


Avianca
Fred Pedreira
Fred Pedreira

UNITED

José Efromovich não gosta de usar o termo joint venture ou joint business agreement para falar da parceria com a United, pois se trata de uma intensificação de laços comerciais, não envolvendo, de acordo com ele, troca de ações. O presidente do Conselho da Avianca chegou a fazer uma brincadeira durante evento com os convidados no voo de Miami. O vice-presidente Tarcísio Gargioni pediu aos agentes e consolidadores que continuassem "vendendo Avianca" e José Efromovich pegou o microfone e disse, em tom bem humorado, para que continuassem vendendo voos da Avianca, pois a companhia em si não estava à venda.

A United é uma das empresas líderes da Star Alliance e o novo acordo vai aproximar as duas companhias, incluindo o codeshare no voo da Avianca Brasil entre São Paulo e Miami.

Apesar de tocar o processo (com a United) com calma, Efromovich disse que o acordo “pode sair este ano sim”. “Já temos vários acordos com a United por conta da Star Alliance e vamos estender isso a novos patamares”.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Avianca Brasil, com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18746 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.