BA e AF-KLM crescem com voos de longa distância
A British Airways, uma das aéreas da International Airlines Group (IAG), e o Grupo Air France-KLM, dois dos maiores conglomerados da Europa, aumentaram seus ganhos no segundo trimestre em quase 50%. A demanda de viagens corporativas para América Latina e Ásia foi um dos fatores

Em conferência sobre o desempenho do primeiro semestre, tanto IAG quanto Air France destacaram o momento positivo a expectativa de fechar o ano no azul. Enquanto a primeira espera crescer dígitos duplos em ganhos, a segunda aguarda um fluxo de caixa positivo e redução de dívida líquida. Num momento em que as aéreas do Golfo passam por um momento difícil, com restrições de voos aos Estados Unidos, polêmica no Qatar e prejuízo bilionário para a Etihad, os maiores grupos europeus voltam a exibir um otimismo a médio prazo.
DESEMPENHOS
O lucro operacional trimestral da IAG chegou a 805 milhões de euros (+45%), bem acima dos 747 milhões previstos por analistas. Um dos destaques vai para o aumento de reservas corporativas da British. Por outro lado, a Air France-KLM obteve uma rentabilidade de operações de 496 milhões de euros (+56%), uma vez que suas receitas unitárias subiram 4,4% em moeda constante.
Em breve, a Level, low cost da IAG de voos de longa distância, terá uma nova competidora: a Joon, voltada para millennials, da Air France-KLM.
*Fonte: Bloomberg