Janize Colaço   |   17/08/2017 10:56

Aeroporto de Congonhas poderá ser privatizado em 2018

A decisão, porém, não agradou a Secretaria de Aviação Civil (SAC), que destacou que seria melhor por fim à Infraero.

Emerson Souza
A outorga poderá render R$ 5,6 bilhões.
A outorga poderá render R$ 5,6 bilhões.

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, poderá ser privatizado no próximo ano, segundo indicou ontem (16) o Ministério do Planejamento. A equipe econômica pretende arrecadar, no mínimo, R$ 5,6 bilhões, tem por objetivo reforçar o caixa da União. A decisão, porém, não agradou a Secretaria de Aviação Civil (SAC), que destacou que, sem Congonhas, seria melhor por fim à Infraero de uma vez.

Durante a semana, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, ainda não havia confirmado o fato, porém afirmou que a concessão poderia prejudicar a administradora estatal — que já sofre com a queda das receitas. Segundo ele, apesar da necessidade de esforço fiscal, é preciso haver um equilíbrio entre a privatização e a preservação da estatal. "É necessário encontrar uma equação em que seja possível fazer o leilão e, em conjunto, manter a sustentabilidade da Infraero. É nisso que o ministério está trabalhando."

Com a intenção confirmada, à Folha de S.Paulo, o secretário de Aviação Civil, Dario Rais Lopes, afirmou que pretende reverter a situação. "Privatizar Congonhas isoladamente compromete a Infraero, a prestação de serviços em rede, e em consequência, as condições de mobilidade", explica.

PLANO ANTERIOR

Até a semana passada, especulava-se que o governo faria a concessão do Aeroporto Santos Dumont (RJ), com a pretensão de arrecadar R$ 2 bilhões. Além disso, outros aeroportos também estavam nos planos de serem leiloados, porém em blocos de acordo com as regiões.

Junto ao Santos Dumont, a região Sudeste oferecia os aeroportos de Vitória e Linhares (ES), Macaé e Jacarepaguá (RJ) e Governador Valadares (MG) . Na região Centro-Oeste apenas os aeroportos de Mato Grosso seriam cedidos, como o de Cuiabá, Alta Floresta, Barra do Garças, Sinop e Rondonópolis. Já a região Nordeste incluía aeroportos como o de Recife e Petrolina (PE), Aracaju (SE), Maceió (AL), João Pessoa e Campina Grande (PB) e Teresina (PI).

A arrecadação com a venda dos três blocos, segundo o ministério, chegaria a R$ 4 bilhões. Com a mudança, espera-se que a concessão de Congonhas gere quase R$ 2 bilhões a mais para o Tesouro, além de manter o terminal carioca como principal gerador de receitas à Infraero.


*Fonte: Folha de S.Paulo, Reuters Brasil e G1

conteúdo original: http://bit.ly/2x7BxOo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS