Janize Colaço   |   15/08/2017 19:34

Como protesto, pilotos enviam carta a fundador da Easyjet

O sindicato que representa os funcionários escreveu para o executivo afirmando que o programa de redução de gastos levaria ao cancelamentos de voos e atrasos de pagamentos em até 500 mil euros em salários e pagamentos a fornecedores.

Divulgação EasyJet

Pilotos franceses da Easyjet apelaram ao fundador e maior acionista da companhia, Stelios Haji-Ioannou, para intervir em uma disputa administrativa que prevê cortes nos custos. O sindicato SNPL, que representa os funcionários, escreveu para o executivo protestando que o programa de redução de gastos levaria ao cancelamentos de voos e atrasos de pagamentos em até 500 mil euros em salários e pagamentos a fornecedores.

Além disso, o sindicato destaca, ainda há a preocupação com a segurança da tripulação. “Os pilotos estão sendo convidados exceder os limites de tempo de voo legais e facilitar um programa inatingível em detrimento da segurança de passageiros e tripulação”, afirma a carta direcionada a Stelios, que ainda solicita que ele recupere os valores da empresa.
Divulgação
Stelios Haji-Ioannou, fundador da Easyjet
Stelios Haji-Ioannou, fundador da Easyjet

Ao portal Skift, a companhia afirmou estar surpresa com as queixas recebidas e que busca manter um diálogo contínuo e construtivo com seus funcionários. Ainda segundo ela, os atrasos nos voos foram causados por fatores como espaço aéreo congestionado, condições adversas de clima e controle de tráfego aéreo, além disso, a companhia teria contratado tripulações extras, a fim de atender a demanda. A segurança, segundo ela, em momento algum foi ameaçada.

PROGRAMA LEAN
A disputa acontece no mesmo momento em que a diretora executiva, Carolyn McCall, se prepara para deixar a Easyjet no final do ano e irá assumir o canal televisivo do Reino Unido, a ITV, ainda sem definir um sucessor. O programa Lean, no ano passado, poupou a empresa de US$ 124 milhões em custos de gerenciamento de aeroporto, manutenção e de fornecedores, segundo um relatório anual da aérea.

Já a carta escrita pelo sindicato, em contrapartida, cita um incidente no mês passado em que um trabalhador do aeroporto de Nice, na França, e um passageiro da Easyjet, entraram em um confronto físico após o atraso de um voo.

Até o momento, o fundador da Easyjet não se pronunciou a respeito da carta.


*Fonte: Skift

conteúdo original: http://bit.ly/2uM6EOs

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS