Brunna Castro   |   21/09/2017 15:26

Em agosto, demanda da aviação doméstica sobe 5,5%

Com um histórico de cinco meses consecutivos de alta, a demanda da aviação doméstica no País obteve mais um resultado positivo.

Com um histórico de cinco meses consecutivos de alta, a demanda da aviação doméstica no País obteve mais um resultado positivo. Em agosto, o índice teve alta de 5,5%, enquanto a oferta registrou crescimento de 3,6%. Os dados foram divulgados hoje pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que também apresentou dados preliminares que mostram uma tendência real de queda nos preços das passagens aéreas relacionada à resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Com os resultados, o fator de aproveitamento do setor registrou alta de 1,4 ponto percentual, chegando a uma taxa de ocupação de 80,3% no mês – o que, de acordo com a associação, reflete uma eficiência compatível ao mercado doméstico dos Estados Unidos.

O total de viagens realizadas dentro do Brasil em agosto também registrou alta (3,9%), chegando a 7,6 milhões de passageiros.

Em relação à participação das companhias aéreas no mercado doméstico, a Gol ocupou o primeiro lugar em agosto, com 35%. Na sequência, aparecem Latam, com 34,1%, Azul, com 17,5%, e, por fim, Avianca, com 13,3%.

INTERNACIONAL
Os resultados das companhias aéreas brasileiras no mercado internacional também demonstraram crescimento em agosto. A demanda teve alta de 16,7% e completou 11 meses de crescimento, enquanto a oferta cresceu 18,1% em seu décimo mês de alta. Dessa forma, a ocupação foi de 84,5% – que, apesar de ter diminuído 0,96 ponto percentual, se mantém "nos patamares do primeiro mundo", segundo a associação. O total de viagens internacionais realizadas pelas companhias aéreas do Brasil foi de 736 mil em agosto (alta de 15%).

A participação das companhias aéreas brasileiras no mercado internacional ficou dividida entre Latam, com 73,9%, Azul, com 12,6%, Gol, com 10%, e Avianca, com 3,4%.

ACUMULADO DO ANO
De janeiro a agosto deste ano, a Abear aponta que o mercado doméstico do País conta com alta de 1,9% na demanda em comparação com o mesmo período do ano passado. Na mesma base comparativa, a oferta registra crescimento 0,9%, enquanto o fator de aproveitamento cresceu 0,82 ponto percentual, chegando a 80,8%. O total de passageiros transportados no período também cresceu (1,1%), chegando a um total de 59 milhões de viagens.

No mercado internacional, os números de 2017 são mais expressivos. A demanda acumula alta de 13,3%, enquanto a oferta conta com crescimento de 10%. O fator de aproveitamento, de 85,2%, também registra melhora em relação ao mesmo período do ano passado, com alta de 2,5 pontos percentuais. Com 5,5 milhões de viagens realizadas, o número de passageiros transportados cresceu 11,8% no período.

Tópicos relacionados