Raphael Silva   |   06/09/2017 13:53

Sita revela tendências tecnológicas do setor aéreo

Investimentos em tecnologia superam os US$ 33 bilhões em 2017; segurança e nuvem são principais interesses de aéreas e aeroportos

Divulgação
Indústria aérea tem preocupação comum com a segurança cibernética
Indústria aérea tem preocupação comum com a segurança cibernética
A nova pesquisa sobre tendências aéreas da Sita mostrou que o setor investe cada vez mais em tecnologia, e os números surpreendem. De acordo com o relatório 2017 Air Transport IT Trends Insights, companhias aéreas e aeroportos ao redor do mundo investiram nada menos que US$ 33 bilhões na área este ano, tendo como principal foco a segurança cibernética e serviços de nuvem.

Quase todos [ou 95% das aéreas e 96% dos aeroportos] planejam investir em grandes programas com iniciativas de segurança nos próximos três anos, fato que mostra o alinhamento sobre a importância de se investir nesse ponto. Presidente de Soluções de Viagem da Sita, Ilya Gutlin confirmou essa preocupação.

"O setor de transporte aéreo está passando pela transformação digital e focando sua atenção na proteção dos negócios e dos passageiros. Os ataques cibernéticos são uma ameaça muito real na indústria de transporte aéreo, de modo que a construção de defesas sólidas é essencial", explicou Gutlin.

Os serviços de nuvem, por sua vez, aparecem como opção eficiente para reduzir custos, enquanto o investimento em autoatendimento melhora a satisfação dos passageiros, que recebem a independência e eficiência, de acordo com o próprio presidente.

Diretor de experiência do cliente no aeroporto e tecnologia do Conselho de Aeroportos Internacionais (ACI), Antoine Rostworowski exaltou o trabalho em conjunto dos principais parceiros da indústria aérea. "A ACI e a Iata têm iniciativas conjuntas, como o controle automatizado de fronteiras, o rastreamento de bagagem de ponta a ponta, intercâmbio de dados, uso comunitário (Aeroporto de TI) e segurança inteligente", revelou o diretor.

BREVE FUTURO

Atualmente, a maioria das companhias aéreas fornece check-in (73%), embarque (70%) e notificações de status de voo (68%) via mobile. Até 2020, porém, 97% delas planejam oferecer todos os serviços.

As empresas também têm em comum o objetivo de unificar todos os recursos e ferramentas em um único aplicativo, com a ideia de usar o celular como ferramente de atendimento ao cliente.

Internet das Coisas, sensores e novas tecnologias também são alvo de investimento dos aeroportos para melhorar a experiência do viajante durante sua jornada nos terminais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Raphael Silva

Raphael Silva tem 1458 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS