Renato Machado   |   04/10/2017 19:23

Abear e os pleitos para ser “motor da aviação nacional”

A presença da Abear no seminário “Desafios da Aviação”, promovido nesta quarta-feira pelo CNC, direcionou o debate na figura de seu presidente, Eduardo Sanovicz. Em sua fala inicial, o dirigente apresentou números da indústria para reforç

Renato Machado
Eduardo Sanovicz, presidente da Abear
Eduardo Sanovicz, presidente da Abear
BRASÍLIA – A presença da Abear no seminário “Desafios da Aviação”, promovido nesta quarta-feira pela CNC, direcionou o debate na figura de seu presidente, Eduardo Sanovicz. Em sua fala inicial, o dirigente apresentou números da indústria para reforçar o impacto econômico que ela tem e pediu para que o setor não seja um empecilho, “temos que ser um motor para o setor aéreo”.

Acompanhado da citação aos 110 milhões de passageiros domésticos e internacionais em 2016, das 2,7 mil decolagens diárias e dos 70 destinos conectados diretamente ao Brasil, Sanovicz mostrou a queda no valor real das passagens (hoje com média em R$ 323,62) e a importância do setor – responsável por 3,1% do PIB nacional (efeito direto, indireto, induzido e efeito-renda).

Reflexo positivo, mas que poderia ser ainda melhor com uma aviação nacional que brigasse em pé de igualdade com as rotas internacionais. “O Brasil é o único país do planeta que cobra tributo regional sobre o querosene da aviação. Os voos internacionais são isentos, por conta dos acordos internacionais que nós temos”, comenta. “Este é um custo que recai sobre o sistema, portanto sobre os passageiros no final, que compromete a competitividade da aviação e impede que a trajetória de queda de preços que a gente viu nos últimos 15 anos siga.”

A principal luta de Sanovicz à frente da Abear é pelo fim do teto de ICMS no querosene de aviação. “Não é que a gente não gosta de pagar imposto”, pontua, para concluir: “é o único tema hoje em discussão na república que pode recuperar quase toda a malha que foi perdida em 2016”. “Os 12% (atuais) deixa o Brasil mais perto do ambiente internacional, que é zero, e 12% viabiliza um conjunto de voos sem que ninguém precise tomar novas iniciativas.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS