Renato Machado   |   16/10/2017 15:55

Lufthansa faz acordo por ativos da Air Berlin; Alitalia na mira

Efeito do processo de insolvência iniciado em agosto, a Air Berlin terá partes da companhia adquiridos pelo Grupo Lufthansa, conforme foi anunciado pelas empresas na última sexta-feira. A proposta aceita pela Air Berlin é de 210 milhões de euros pelas aéreas

Reprodução / Facebook Lufthansa
Efeito do processo de insolvência iniciado em agosto, a Air Berlin terá partes da companhia adquiridos pelo Grupo Lufthansa, conforme foi anunciado pelas empresas na última sexta-feira. A proposta aceita pela Air Berlin é de 210 milhões de euros pelas aéreas subsidiárias Niki e LGW – que serão inseridas nas operações da Eurowings.

“Nossas iniciativas estratégicas de modernização tem mostrado resultado. Ganhamos a capacidade de investir e crescer, com o intuito de participar ativamente com a Eurowings na consolidação do mercado aéreo europeu”, afirmou o presidente do conselho da Deutsche Lufthansa AG, Carsten Spohr. “Como a aérea com crescimento mais rápido na Europa, a Eurowings pode agora expandir a oferta de serviços a seus clientes.”

Ainda aguardando a confirmação dos órgãos reguladores locais, a aquisição incrementa não só o quadro de funcionários, mas também a frota da Eurowings. Serão direcionados para a low cost da Lufthansa, 1,7 mil funcionários (870 da LGW e 830 da Niki) e 50 aeronaves – da LGW: 17 Bombardier Dash 8 Q400 e 13 Airbus 320; da Niki: 20 Airbus 320.

ALITALIA
Também em processo de bancarrota, a Alitalia recebe até esta segunda-feira propostas de compra de seus ativos. Segundo informa a imprensa italiana, a Lufthansa também estaria disposta a abrir o bolso para adquirir partes da aérea italiana. Seriam 500 milhões de euros no negócio, que envolveria frota, pilotos, comissários e slots aéreos.

De acordo com fontes ouvidas pelo Corriere della Serra, o movimento do grupo alemão resultaria na redução de rotas de curta e média durações e, por consequência, no corte de 6 mil postos de emprego. O grupo aéreo alemão se manifestou, sem dizer valores ou cláusulas do negócio, afirmando que a proposta é de fato para apenas partes da operação da italiana.

Em comunicado, a Lufthansa atesta que "a oferta inclui conceitos para uma Alitalia reestruturada com um modelo de negócios focado, que poderá desenvolver perspectivas econômicas de longo prazo". O processo, segundo o grupo alemão, seria a criação de uma "Nova Alitalia".


*Fonte: Corriere della Sera

conteúdo original: http://bit.ly/2yn1ECz

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Colaboração para o Portal PANROTAS

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!