Renato Machado   |   24/11/2017 10:59

Eastern Air Lines perde certificado e “renascimento” fracassa

O Departamento dos Transportes dos Estados Unidos (DOT) pôs fim a mais uma tentativa fracassada de reviver a outrora icônica Eastern Air Lines. Em 2015, a “nova” Eastern havia recebido do órgão o certificado de operador de voos (AOC), documento este revogado ne

Facebook/Eastern Air Lines Group
O Departamento dos Transportes dos Estados Unidos (DOT) pôs fim a mais uma tentativa fracassada de reviver a outrora icônica Eastern Air Lines. Em 2015, a “nova” Eastern havia recebido do órgão o certificado de operador de voos (AOC), documento este revogado nesta semana. No período, a aérea chegou a operar a rota Miami-Havana.

Em documento datado de 20 de novembro, o DOT afirmou que iria “cancelar o certificado emitido à Eastern Air Lines Group Inc., autorizando-a a promover o transporte aéreo interestadual e internacional de pessoas, propriedades e correios”.

A própria companhia aérea comunicou o DOT, no último dia 13, que iria voluntariamente devolver o certificado a Federal Aviation Administration (FAA) e acrescentou que “a transportadora não objetava a decisão do DOT de cancelar sua autoridade econômica”.

O AOC da Eastern Air Lines foi emitido em 28 de abril de 2015, dando no mês seguinte o sinal verde para operações internacionais desde sua base em Miami. A aérea chegou a operar charters entre Miami e Havana, em Cuba, e teria planos de expandir sua malha para a América Latina e Caribe.

HISTÓRIA
Baseada no Aeroporto Internacional de Miami, a Eastern Air Lines foi uma das grandes promotoras da aviação comercial nos Estados Unidos desde sua criação, em 1926. Por décadas a transportadora reinou em rotas desde a Flórida e era considerada uma das Big Four da aviação doméstica norte-americana.

Sua história de quase 70 anos se encerrou em 1991, após um longo processo de derrocada alimentado pelo Ato de Desregulamentação de 1978 (que tirou precificações impostas pelo governo), dívidas e ações trabalhistas. Desde então, foram inúmeras as tentativas de relançar a marca no mercado dos Estados Unidos.


*Fonte: Aviation Voice

conteúdo original: http://bit.ly/2A7IaCI

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS