Leonardo Ramos   |   19/12/2017 13:26

Demanda doméstica cresce 5,86% no mês, 9ª alta seguida

Já aviação internacional cresce pelo 14º mês seguido nas aéreas nacionais, e já tem "melhor ano em todos os tempos"

Emerson Souza
Gol lidera em market-share doméstico de janeiro a novembro, segundo dados da Abear
Gol lidera em market-share doméstico de janeiro a novembro, segundo dados da Abear
A demanda no transporte aéreo brasileiro aumentou, em novembro, 5,86% em relação ao mesmo mês de 2016, segundo dados divulgados nesta terça-feira (19) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que consolida as estatísticas das empresas Avianca Brasil, Azul, Gol e Latam e representa mais de 99% do mercado doméstico. É o nono mês seguido de crescimento na demanda da aviação nacional.

A oferta também aumentou no mês, embora em menor grau, com crescimento de 3,45% em igual base de comparação. Como resultado, o fator de aproveitamento dos voos nacionais teve um aumento de 1,88 ponto percentual em novembro, ficando em 82,71%.

Já o número total de viagens realizadas dentro do País foi de 7,6 milhões, um aumento de 6,38%.

Segundo a Abear, o crescimento em novembro apresentou uma ligeira desaceleração em relação aos números de outubro, algo que estaria em harmonia com a sazonalidade típica do mercado doméstico brasileiro, uma vez que as estatísticas devem voltar a crescer com maior vigor em dezembro, mês que marca o início da alta temporada de verão.

Entre as quatro maiores aéreas brasileiras, a Gol foi a maior no setor nacional em novembro, representando 36,64% das operações domésticas do mês; seguem-se Latam, com 33,07%; Azul, com 17,05%; e Avianca Brasil, com 13,24%

Já no acumulado do ano, a demanda doméstica entre janeiro e novembro acumulou um aumento de 3,28%, enquanto a oferta aumentou 1,5%. O fator de aproveitamento dos voos ficou em 81,42% para o período, aumento de 1,40 ponto percentual. No total, foram transportados 81,8 milhões de passageiros nos voos dentro do País, uma expansão de 2,68% sobre o ano anterior.

A participação do mercado doméstico no acumulado de 2017, até novembro, fica dividido em 36,17% da Gol; 32,84% da Latam; 17,97% da Azul e 13,02% da Avianca Brasil

RECUPERAÇÃO ECONÔMICA COMEÇA NA AVIAÇÃO

"Aproveitando as lições da disciplina empreendida durante o recente período de crise, o setor aéreo tem sido um dos primeiros a aproveitar o início da retomada econômica do País, recuperando e trazendo novos clientes para dentro dos aviões", afirmou a Abear em comunicado.

O aproveitamento, segundo a entidade, se comprova nos números da Anac e da ANTT, que apontam que até junho o transporte aéreo foi o meio de preferência de 69% dos passageiros para as viagens interestaduais de longa distância, 4% a mais que os 65% registrados ao longo de 2016.

Em dados mais recentes, foi registrado em setembro o maior volume histórico de demanda para o mês; o setor teve ainda em outubro e novembro os segundos melhores valores absolutos do indicador para cada um dos meses. Assim, de acordo com os números da Abear, pode-se dizer que o transporte aéreo doméstico neste ano tem desempenho inferior apenas ao registrado ao longo de 2014.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS