Renato Machado   |   23/01/2018 11:25

Novo B787-10 Dreamliner está pronto para voar; conheça

O novo Boeing 787-10 Dreamliner já está apto a realizar voos comerciais nos céus dos Estados Unidos. A fabricante divulgou nesta segunda-feira ter obtido as certificações necessárias da Administração Federal de Aviação (FAA) ap&o

Divulgação/Boeing
Boeing 787-10 Dreamliner
Boeing 787-10 Dreamliner
O novo Boeing 787-10 Dreamliner já está apto a realizar voos comerciais nos céus dos Estados Unidos. A fabricante divulgou nesta segunda-feira ter obtido as certificações necessárias da Administração Federal de Aviação (FAA) após cerca de 900 horas de voo em testes.

O vice-presidente da Boeing e gerente geral do programa 787, Brad Zaback, se diz contente por ter alcançado os rigorosos critérios estipulados pela FAA. "Estamos ansiosos para levar esta aeronave para nossos valiosos consumidores.” Segundo a própria Boeing, isso deve acontecer ainda neste semestre.

Em março do ano passado, a fabricante iniciou o programa de testes do novo modelo. Foram utilizadas três aeronaves que, juntas, acumularam 900 horas de voo. Ao longo destes testes, a fabricante analisou se manejo, sistemas e performance geral atendiam requisitos internos da Boeing e critérios de certificações que garantem a segurança no voo.

Segundo a Boeing, o 787-10 tem 95% de compatibilidade com seu antecessor, o B 787-9. No novo modelo, foi criado mais espaço para assentos e carga e, principalmente, foi aprimorada sua eficiência, com uma economia operacional capaz de reduzir em 25% tanto emissões, quanto a utilização de combustível por assento.

Com a aprovação pela FAA, é esperado que outras agências regulatórias façam o mesmo antes do início das operações do avião. Atualmente, a Boeing possui pedidos para 170 unidades do 787-10 – sendo a Singapore Airlines a provável dona do primeiro modelo, a ser entregue ainda neste primeiro semestre.

All Nippon Airways (ANA), British Airways, Emirates, Etihad Airways, KLM e United são outras companhias que irão operar a nova aeronave. O Boeing 787-10 pode voar com 330 passageiros (em configuração de duas classes) com autonomia de até 11,9 mil quilômetros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS