Movida

Leonardo Ramos   |   01/02/2018 09:23

A321LR tem teste bem-sucedido e pode ampliar capacidade

Novo modelo tem autonomia expandida (até 7,4 mil quilômetros) e pode comportar até 250 passageiros

Airbus
A321 Long Range levanta voo pela primeira vez
A321 Long Range levanta voo pela primeira vez
Novo modelo de corredor único e longo alcance da Airbus, o A321LR levantou voo pela primeira vez nesta semana em Hamburgo, Alemanha.

A aeronave ficou duas horas e 36 minutos no ar, e seguirá a um programa de testes de cerca de 100 horas de voo, incluindo rotas transatlânticas, para que o modelo possa enfim receber as certificações Easa e FAA. Isso deve acontecer no segundo trimestre, e o início das operações deve acontecer no último trimestre do ano.

Em princípio, a configuração do A321LR permite até 240 passageiros, mas segundo o site ATW, a Airbus estaria estudando a possibilidade de aumentar a capacidade do modelo. O limite de evacuação da aeronave, com base no novo layout Airbus Cabin Flex (ACF), seria de 250 passageiros. "Podemos ir até 244 passageiros, e potencialmente além disso", afirmou o engenheiro-chefe da família A320, Pierre-Henri Brousse, ao site.

O aumento da autonomia com o modelo também foi celebrado. "Graças ao seu excelente desempenho e eficiência imbatível, o A321LR permitirá aos nossos clientes realizar voos de até quatro mil milhas náuticas, permitindo-lhes abrir novas rotas - por exemplo, transatlânticas - e conquistar novos mercados", explicou o diretor do programa A320, Klaus Roewe.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias