Alex Souza   |   30/04/2014 17:23

Com mudança, Tam quer melhor ocupação na executiva

A Tam anunciou esta manhã que, a partir de 1º de novembro, encerra o serviço de primeira classe nos voos para Estados Unidos, México, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália

A Tam anunciou esta manhã que, a partir de 1º de novembro, encerra o serviço de primeira classe nos voos para Estados Unidos, México, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália. Por outro lado, a companhia vai aprimorar a executiva, com a inclussão de assentos-cama de 2,13 metros, e a experiência da totalidade dos passageiros – tanto business quanto econômica – devido à criação de um novo cargo: o chefe de serviço de bordo.

O vice-presidente de Marketing do Grupo Latam, Jerome Cadier (foto), explica que a mudança não implicará em alteração na tarifa da classe executiva. “A ideia desde o começo foi: como posso, com mesmo custo e preço, oferecer um serviço melhor? Buscamos um passageiro de business mais satisfeito, e que essa satisfação nos traga uma ocupação melhor da que temos hoje”, disse, sem revelar qual o load factor atual da executiva.

As mudanças, segundo ele, foram motivadas pelo anseio dos passageiros da business da Tam. No entanto, Cadier admite que, em um primeiro momento, o cliente de primeira classe pode se sentir relativamente prejudicado. “Talvez ele sinta falta da exclusividade dos quatro assentos, do maior espaço na lateral. Mas este é um preço a pagar pela companhia, pois queremos agradar mais o passageiro da business, que são um número maior (até 54), do que um grupo menor.”

Em 1º de novembro começam a voar os dois primeiros aviões com a nova configuração. Haverá um rodízio de destinos, mas, inicialmente, as rotas para os Estados Unidos devem ser contempladas.

CHEFE DE SERVIÇO
A ideia do novo cargo foi inspirada na Lan, que já oferece o serviço há cerca de sete anos. “É uma mudança que vem sendo muito bem recebida pelos passageiros e pela equipe interna”, analisa. “O chefe tem uma função de gerenciamento, gestão de equipe. Ele é responsável pelo treinamento, garantia de procedimentos. Nós percebemos que esta função tem um efeito muito positivo tanto no desenvolvimento da tripulação, quanto para o passageiro, que percebe os serviços fluindo de maneira mais rápida, bem feita e consistente.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Alex Souza

Alex Souza tem 4664 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS