Da Redação   |   14/07/2016 13:33

PIB acumula queda de 4,7% em 12 meses

O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no País, registra queda acumulada de 4,7% em 12 meses, de acordo com o Monitor do PIB de maio da Fundação Getulio Vargas (FGV). Trata-se da 17ª queda consecutiva do indicador, que teve um rec

O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no País, registra queda acumulada de 4,7% em 12 meses, de acordo com o Monitor do PIB de maio da Fundação Getulio Vargas (FGV). Trata-se da 17ª queda consecutiva do indicador, que teve um recuo ligeiramente inferior ao observado em abril (-4,8%).

Dez dos 12 setores produtivos pesquisados têm queda no acumulado de 12 meses, com destaque para a indústria da transformação (-9,9%), comércio (-9,9%), transporte (-7,4%) e construção (-5,7%). Outros setores com redução no acumulado de 12 meses são outros serviços (-3,7%), serviços de informação (-3,3%), indústria extrativa mineral (-3%), agropecuária (-2%), intermediação financeira (-0,6%) e administração pública (-0,2%).

Apenas dois itens acumulam alta nesse período, segundo o Monitor do PIB de maio: serviços imobiliários (0,2%) e eletricidade (2,5%).
Pela perspectiva da demanda, somente o setor externo é favorável para o PIB, com exportações crescendo 9,6% e importações recuando 17,3%. A demanda interna é negativa nos três segmentos analisados: os investimentos (-15,8%), consumo das famílias (-5,4%) e consumo do governo (-1,2%).


*Fonte: Agência Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Colaboração para o Portal PANROTAS

Da Redação tem 11140 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!