Fernanda Cordeiro   |   22/08/2016 17:29

Sucesso da Rio 2016 é destaque na imprensa dos EUA

A organização dos Jogos, o calor, a amizade do povo brasileiros e recordes alcançados foram alguns dos temas destacados pela imprensa norte americana

Fernando Frazão/Agência Brasil
Os veículos de imprensa dos Estados Unidos se renderam ao sucesso dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A organização, o calor, a amizade do povo brasileiro e os recordes alcançados foram alguns dos temas destacados pelos jornalistas norte americanos.

A rede de televisão CBS destacou a cerimônia de encerramento e a cantora Roberta Sá interpretando Carmen Miranda, os figurantes que formaram o Cristo Redentor, os fogos de artifício e até mesmo os tênis brilhantes dos atletas britânicos.

Já o The New York Times comentou sobre os receios generalizados de que o evento seria uma vergonha nacional e como isso foi completamente desmentido. Além disso, o jornal diz que muitos brasileiros viram a Rio 2016 como “um triunfo e uma distração necessária” para fugir dos problemas econômicos e políticos.

Em outra matéria, o The New York Times menciona os gastos excessivos dos jogos para o tamanho do orçamento da cidade. Entretanto, o jornal fala sobre a mudança que a Rio 2016 causou na cidade e comenta também que, por conta dos jogos, muitas obras que estavam paradas foram concluídas.

O Los Angeles Times destacou a seguinte frase no site do jornal: “Os Jogos do Rio provaram ser um desafio, mas, no final, as coisas não foram tão ruins”. O jornal menciona o comportamento da torcida, que aplaudiu e vaiou em alguns momentos. A matéria comenta também sobre crimes e problemas logísticos, o que, segundo o jornal, sugere que o País não estava completamente pronto para o evento.

O jornal The Washington Post destacou com uma foto da cerimônia de encerramento que a Rio 2016 teve resultados brilhantes conquistados pelos atletas e que, apesar dos contratempos, a cidade anfitriã está seguindo para um “caminho de vida feliz”.

A revista Time afirma que a Rio 2016 apresentou recordes esportivos e estreias inacreditáveis, além de momentos surpreendentes até mesmo para uma olimpíada. Quando fala dos atletas brasileiros, a revista destaca as medalhas do futebol masculino e do vôlei de praia.

No entanto, para a Time, a medalha mais importante é a de Rafaela Silva, do judô, que obriga o Brasil a olhar para aqueles que estão esquecidos nas favelas cariocas. "Ela trouxe ao Brasil sua primeira medalha de ouro dos jogos, e, com isso, demonstrou que a perseverança e o desempenho não são uma questão de dinheiro ou privilégio, mas de espírito", escreveu a revista.

A versão americana do The Guardian destacou as medalhas douradas que o Brasil conquistou no último fim de semana dos jogos. O jornal lembrou que na cerimônia de encerramento os aplausos mais calorosos foram para os voluntários.

Já a agência de notícias Reuters afirmou que os brasileiros compareceram e assistiram à cerimônia dos jogos com um sentimento de “alívio” por terem realizado com competência a primeira olimpíada da América do Sul. Depois dos 17 dias de competição, o Rio colocou de lado as dificuldades iniciais e encerrou a competição com “uma grande festa de carnaval”.


*Fonte: Agência Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fernanda Cordeiro

Fernanda Cordeiro tem 823 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS