Janize Colaço   |   13/09/2016 10:10

Bancários: greve já fechou metade das agências no País

Ainda em greve, os bancários irão se reunir nesta terça-feira (13) com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo, para discutir uma nova proposta. A paralisação, que teve início em no dia 6, fechou cerca de metade das ag&a

Ainda em greve, os bancários irão se reunir hoje com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo, para discutir uma nova proposta. A paralisação, que teve início no dia 6, já fechou metade das agências do País, segundo balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Na última sexta-feira, os bancários optaram por manter a greve, visto que a proposta da Fenaban, de um reajuste de 7%, não atende a solicitação. Os bancários exigem um percentual de 5% mais a inflação de 9,5%, e também o equivalente a um salário mínimo de benefícios como vale-refeição, vale-alimentação e auxílio-creche.

Agência Brasil

ATENDIMENTO
Sem previsão para o término da greve, a Fenaban afirma que a população terá à sua disposição parte das transações financeiras disponíveis em canais alternativos – como caixas eletrônicos, internet banking e correspondentes bancários – como postos dos Correios, casas lotéricas e supermercados.

REIVINDICAÇÕES
A categoria já rejeitou duas propostas feitas pela Fenaban. A primeira, que prometia um reajuste de 6,5% sobre os salários, participação de lucros e resultados (PLR), auxílios de refeição, alimentação e creche, e abono de R$ 3 mil. A proposta seguinte, de reajuste de 7% também foi rejeitada.

Em nota, a Fenaban afirma que as propostas feitas à categoria se enquadram no atual momento econômico do Brasil, de transição econômica de inflação alta para uma mais baixa.

Já o sindicato afirma que tais propostas, ao não cobrirem a inflação do período, representam uma perda de 2,3% aos bancários. Além disso, a categoria exige a valorização do piso salarial, de acordo com o salário mínimo calculado pelo Dieese – de R$ 3,9 mil no mês de julho, além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.

GREVE PASSADA
A última greve ocorreu em outubro do ano passado. A categoria exigia um reajuste de 16%, porém a Fenaban propôs 10% e encerrou a paralisação que já perdurava 21 dias. Na ocasião, agências de bancos públicos e privados foram fechadas em 24 estados e no Distrito Federal.


*Fonte: G1

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS