Da Redação   |   05/09/2016 15:09

Bancos do País vão criar serviço de proteção ao crédito

Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Satander para a criação de um bureau de crédito, que atua no fornecimento de serviços sobre informações de adimplência e inadimplência de pessoas físicas ou jurídicas

Adam Gault/Getty Images
A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou ao tribunal do órgão a aprovação de um joint venture - união de empresas - entre o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander para a criação de um bureau de crédito. A entidade atua no fornecimento de serviços sobre informações de adimplência e inadimplência de pessoas físicas ou jurídicas para fins de decisão sobre concessão de crédito.

A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da União. O novo bureau atuará tanto no cadastro negativo como no cadastro positivo. Apesar de aprovar o movimento, o Cade disse que pode haver condutas anticompetitivas já que os bancos são, ao mesmo tempo, fornecedores de insumos para os bureaus e consumidores dos serviços prestados por estes.

Entretanto, o Cade considera que a nova joint venture possui potencial para alavancar o Cadastro Positivo no Brasil. Em nota, a entidade diz que a consolidação do cadastro no país pode gerar impactos positivos, a partir da redução da inadimplência,dos juros e do spread bancário, benefícios que seriam auferidos por todos os tomadores de crédito.


*Fonte: Exame/Agência Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11151 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS