Janize Colaço   |   20/09/2016 13:18

Meirelles defende ajuste fiscal e reforma na Constituição

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou durante um debate com empresários na última segunda-feira (19), em São Paulo, que a aprovação da PEC 241/2016 auxiliará o País a controlar as dívidas do governo e que será preciso&

Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou durante um debate com empresários na última segunda-feira (19), em São Paulo, que a aprovação do ajuste fiscal, proposto pela PEC 241/2016, auxiliará o País a controlar as dívidas do governo e que será preciso fazer reformas na constituição. O ministro também afirmou que os governos estaduais também precisam fazer ajustes nas despesas públicas e não esperar ajuda da União.

De acordo com Meirelles, uma vez que a constituição brasileira é bastante rígida em comparação ao orçamento, os Estados acabaram por elevar o percentual das despesas em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). "Se não alterarmos a constituição, não vamos combater o aumento das despesas", afirmou em almoço-debate do Grupo de Líderes Empresariais (Lide).

Ainda segundo o ministro, com a implementação do ajuste fiscal, será possível, desde a aprovação da constituição de 1988, que as despesas primárias em pontos percentuais do PIB caíam. "Os gastos com Previdência Social, por exemplo, eram de 3,3% do PIB em 1991 e passaram a ser, neste ano, de 8%. Se continuar nesta trajetória, em 2060 atingirão 17,2% do PIB", pontuou, reforçando sua defesa na reforma previdenciária.

No entanto, Meirelles destaca que ainda não há um prazo definido para um superávit, embora a confiança dos brasileiros em relação ao consumo esteja voltando a crescer. “À medida que essas despesas caem, a sociedade se sente mais motivada. Se olharmos a curva de confiança empresarial, ela caiu junto com o PIB, a partir de 2011. Hoje, essa confiança, e também a do consumidor, já está subindo", disse Meirelles.

Defensor da autonomia do Banco Central, o ministro afirmou que a queda da inflação é uma “excelente notícia”, embora, como ex-presidente do BC, ele acredite um ministro da Fazenda dando palpite sobre juros não ajude em muito.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS