Da Redação   |   04/11/2016 17:59

Samarco deverá reconstruir distritos de Mariana em 2018

Depois de um ano do rompimento da barragem de Fundão, a reconstrução dos distritos de Mariana, em Minas Gerais, devastados pelo acidente ainda não foi iniciada. As obras deverão começar somente em 2018 e as comunidades deverão ser entregues entre 201

Depois de um ano do rompimento da barragem de Fundão, a reconstrução dos distritos de Mariana, em Minas Gerais, devastados pelo acidente ainda não foi iniciada. As obras deverão começar somente em 2018 e as comunidades deverão ser entregues entre 2018 e 2019.
Léo Rodrigues/Agência Brasil
Bento Rodrigues foi um dos distritos devastados pela lama de rejeitos da mineração
Bento Rodrigues foi um dos distritos devastados pela lama de rejeitos da mineração

Para realizar a gestão dos projetos de reparação dos danos causados pela tragédia, a mineradora Samarco criou a Fundação Renova, que é a responsável por todas etapas de reconstrução dos distritos.

Além disso, a fundação fica responsável pelos estudos topográficos e ambientais, pela elaboração do projeto urbano e da planta das casas, pela contratação da construtora e pela realização das obras.

TRAGÉDIA AMBIENTAL

O rompimento em Mariana, considerado a maior tragédia ambiental do País, completa um ano nesta semana. Na tarde de 5 de novembro de 2015, a estrutura da mineradora Samarco desabou e a lama de rejeitos proveniente da mineração se espalhou, destruindo os distritos de Gesteira, Bento Rodrigues e Paracatu. A lama também devastou a vegetação nativa, poluiu a bacia do Rio Doce e deixou 19 mortos.

Enquanto os novos distritos da zona rural não são entregues, os futuros moradores da área seguirão alojados em casas alugadas pela Samarco em diversos bairros da zona urbana de Mariana. Cerca de 350 famílias perderam seus imóveis após a tragédia.


*Fonte: Agência Brasil

Tópicos relacionados