O Brasil poderá bater o recorde de visita de turistas estrangeiros neste verão, com a chegada de pelo menos 2,4 milhões de visitantes, segundo estima a Embratur. Ainda segundo a empresa, o número representa um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado – que, de acordo com o Ministério do Turismo, registrou cerca 2,1 milhões de turistas estrangeiros.
Além da promoção do País durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e a desvalorização da moeda nacional ante o dólar, para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o Turismo também se beneficiou de uma maior integração aérea com vizinhos da América do Sul, com a consolidação das companhias locais com as internacionais Avianca e Latam.
“O Brasil está no imaginário das pessoas ao redor do mundo com o belíssimo espetáculo que apresentamos na Rio 2016. Nossa hospitalidade surpreendeu 98% dos visitantes dos Jogos e agora não seria diferente. A Embratur está explorando esse momento, que é impulsionado pelo câmbio favorável, para reforçar o convite a potenciais turistas e batermos novo recorde de fluxo estrangeiro nesse verão”, explica Lummertz.
ISENÇÃO DE VISTOA Embratur defende que a
política de isenção de vistos adotada no período da Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro, entre os meses de junho e setembro, seja estendida. Segundo o instituto, a experiência já representou um aumento de aproximadamente 55% no número de estrangeiros dos países beneficiados – Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão – em relação ao mesmo período de 2015.
O posicionamento favorável do governo, antes do verão, poderia também contribuir para o crescimento de visitantes internacionais. “Cálculos do MTur mostram que, caso a isenção seja permanente, o impacto na economia nacional alcançará US$ 175,2 milhões ao ano. Além disso, podemos analisar o caso da Argentina, que optou pela dispensa de vistos para norte-americanos em dezembro de 2015 e registrou aumento de 10% somente nos três primeiros meses do ano”, enfatizou Lummertz.
Tanto o ministro Marx Beltrão quanto Lummertz já levaram a ideia de retomada da isenção para debate com o Ministério das Relações Exteriores e com a Casa Civil. Se a medida for aprovada pelo Governo, a tendência é que o novo período de isenção se estenda por dois anos.
DIVULGAÇÃOA Embratur ainda se destaca pela promoção do País, com campanhas publicitárias divulgados nos principais veículos de comunicação internacionais. Dentre eles, uma que já está no ar em inglês e espanhol, agradecimento aos que viveram o País durante a Rio 2016 e o convite para experimentarem o verão brasileiro, deverá ser divulgado em emissoras como CNN, Fox, Discovery Channel e Natgeo.
A estimativa é que a campanha alcance mais de 250 milhões de domicílios em 167 países. Confira o vídeo em inglês :
O convite aos turistas estrangeiros, para a principal e mais quente estação do ano no Brasil, vai além da mídia televisiva: os aeroportos na Argentina, Peru, Chile, Paraguai, Colômbia e Uruguai receberão ativações publicitárias com foco no verão brasileiro.