Da Redação   |   02/08/2017 12:28

Sebrae lança projeto para melhorar serviço nas praias do RJ

Apresentado ontem, o "Fortalecimento do Turismo nas Praias da Zona Sul" promete tornar as atividades mais atrativas e com maio valor agregado para os produtos e serviços destinados aos turistas.

Pixabay
Até o encerramento do projeto, em dezembro de 2018, a expectativa é alcançar um crescimento de 9%.
Até o encerramento do projeto, em dezembro de 2018, a expectativa é alcançar um crescimento de 9%.
A competitividade dos pequenos negócios turísticos na orla carioca deverá ser ampliada, de acordo com um novo projeto do Serviço de Apoio às Micro Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ). Apresentado ontem, o "Fortalecimento do Turismo nas Praias da Zona Sul" promete tornar as atividades mais atrativas e com maior valor agregado para os produtos e serviços destinados aos turistas.

A expectativa é que até o encerramento do projeto, previsto para dezembro de 2018, o faturamento das praias obtenha um crescimento de 9%. A iniciativa foi elaborada com base em um mapeamento feito entre agosto e outubro do ano passado em 15 praias da capital fluminense com 1.238 entrevistados, dos quais 50% são barraqueiros e 50% vendedores ambulantes. A pesquisa atualizou perfil inicial dos empreendedores e empreendimentos de praia, efetuado em 2012.

Segundo o analista do Sebrae-RJ, Bruno Fernandes, o projeto tem o intuito de elevar o nível de formalização dos empreendimentos que atuam nas praias da capital fluminense. “A pesquisa mostra um nível de informalidade muito grande. A ideia é que a gente, com as ferramentas que o Sebrae-RJ oferece, que basicamente são as informações e o direcionamento para a formalização, a gente consiga fazer a diferença também nesse aspecto”.

PROPOSTA
Segundo a entidade, que trabalha no projeto desde abril, juntamente com a prefeitura, órgãos e entidades do setor de Turismo, com o resultado da pesquisa será possível propor uma série de soluções dentro do projeto lançado nessa segunda-feira, focado na qualificação do empreendedor de praia e estabelecendo uma ligação com outros empreendimentos situados no entorno da orla.

“A ideia é que a gente capacite, qualifique esses empreendedores e faça uma interlocução deles com hotéis, pousadas, restaurantes e agências de Turismo", explica Fernandes. Ainda segundo o analista, o projeto ainda visa a integração de toda a cadeia produtiva do Turismo que está na orla e no entorno e, automaticamente, aprimorar a experiência turística. O resultado, ele completa, qualificará a imagem do Rio de Janeiro como destino de sol e paria.

PERFIL DOS EMPREENDIMENTOS
A sondagem identificou que os entrevistados têm faixa etária de 37 a 46 anos (33,7 %), 80,6% são homens, 50,6% têm ensino fundamental completo e, embora 99,2% dos negócios não tenham Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e 25,5% não tenham Taxa de Uso de Área Pública (TUAP), 44% dos empreendedores demonstram interesse em formalizar seu negócio.

Ainda de acordo com o Sebrae-RJ, os proprietários de barracas e ambulantes trabalham nesse mercado entre 6 e 15 anos (43,8 %) , há mais de 25 anos (8,6 %) e com tempo superior a 35 anos (3,7 %) . Na alta estação, os entrevistados informaram que a média de atendimento oscila entre 100 e 125 clientes por dia, com média de R$ 81 gastos por cliente. O faturamento médio mensal das vendas na alta temporada foi apontado por 29,2% dos consultados entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. O levantamento ainda revela que as praias da Barra da Tijuca, Ipanema e Copacabana concentraram 54% das respostas.


*Fonte: Agência Brasil

conteúdo original: http://bit.ly/2wljcwG

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11151 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS