Artur Luiz Andrade   |   30/06/2015 15:36

Air Tkt cria banco de fraudadores no Turismo

A Associação Brasileira de Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens (Air Tkt), que reúne 11 das maiores empresas desse segmento no País, assinou contrato de dois anos com a empresa Vizir, especializada em segurança digital e que tem o produto Safe Guard,

A Associação Brasileira de Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens (Air Tkt), que reúne 11 das maiores empresas desse segmento no País, assinou contrato de dois anos com a empresa Vizir, especializada em segurança digital e que tem o produto Safe Guard, já utilizado pelas empresas Flytour, Esferatur e Gapnet.

Pelo acordo, os 11 associados da Air Tkt acessarão de graça o banco de dados da Safe Guard, que lista fraudadores no setor de viagens e venda de bilhetes aéreos.

As associadas também irão alimentar esse banco, que passa a ser único para as 11 empresas da Air Tkt. No caso da Flytour, Esferatur, Gapnet, Confiança e CNT, a Vizir também faz a gestão de risco, analisando cada emissão que está em vias de acontecer. Mas isso é um contrato à parte, que as demais associadas podem ou não adquirir (plano Premium). Uma não associada, a ITS, por exemplo, tem esse produto.

No caso das empresas que não fazem a gestão de risco com a Vizir/Safe Guard, os dados do banco de fraudadores estarão disponíveis (pelo plano Pro) e caberá ao consolidador definir o padrão de integração deles a seu sistema. “Uma empresa poderá definir que baixará as atualizações a cada cinco minutos ou meia hora... E cada uma tem sua gestão de risco que estará integrada a esse banco que estamos criando. Queremos unir forças não apenas entre as 11, mas também com nossos parceiros, como a Gol, uma das sócias-patrocinadoras da Air Tkt, e até com quem não é associado”, explica Cássio Oliveira, diretor da Air Tkt. Quanto mais dados de fraudadores, mais o setor estará prevenido. No caso de não associados ou não parceiros da Air Tkt, a adesão tem de ser obrigatoriamente no plano Premium, que inclui a gestão de risco feita pela Vizir. Apenas os associados e parceiros Air Tkt acessam o banco de dados de fraudadores gratuitamente.

CRITÉRIOS
Segundo Antonio Souza, diretor da Vizir, o caso mais comum de fraude é o cartão de crédito clonado. “No caso da Flytour, Gapnet e Esferatur, que usam nosso sistema de senha e token atrelado a um CPF, não tivemos nenhum problema de fraude com uso indevido de senhas desde a instalação do produto”, garante.

Critérios como nome, CPF, número do cartão e endereço são alguns dos mais usuais para descobrir fraudadores, mas são as variáveis colocadas no algoritmo criado pela Safe Guard que fazem a diferença: desde pontos de origem e destino, até padrões de comportamento dos fraudadores, tarifa média do bilhete, entre outros.

“Também estamos negociando com a Iata para termos uma autenticação como no México, onde o cartão de crédito está ligado ao nome e endereço do titular”, revelou Oliveira. “Contamos com a ajuda do Nicolas Ferri, da Delta, e do Lucio Yamashitafuji, da Aeromexico, que nos mostraram como isso funciona em outros mercados e estamos agora conversando com a Iata”.

De acordo com Oliveira, um dos papéis da Air Tkt, é exatamente esse, de trazer soluções para os associados e benefícios exclusivos, por causa do grande volume que passa por essas empresas. “Com essa unificação de dados de fraudadores, vai ficar mais rápido e eficaz nosso monitoramento. Há casos de fraudadores que tentam emitir em diversas agências no mesmo dia, então todas as consolidadoras precisam ter o mesmo banco de consulta”.

De novembro de 2013 para cá, a o Safe Guard da Vizir monitorou quatro milhões de tíquetes aéreos, fez 1,3 milhão de autenticações por token e distribuiu 11,8 mil tokens (físicos e via smartphone).

São associadas Air Tkt: Ancoradouro, Esferatur, Flytour, Gapnet e Rextur Advance, sócias-fundadoras, Tyller, LTS, BRT, Confiança, CNT e PVT.

Saiba mais com sua consolidadora, com a Air Tkt (cassio@airtkt.com.br) ou com a Vizir (antonio@vizir.com.br)

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.