Danilo Teixeira Alves   |   08/12/2015 16:20

Air Tkt: desafio é o reconhecimento do consolidador

O diretor da Air Tkt, Cássio Oliveira, reuniu hoje as 11 consolidadoras em um hotel de São Paulo para estabelecer as diretrizes para 2016, realizar um balanço dos processos da entidade desde sua fundação, prestação de contas e homologação do código de ética da associação

O diretor da Air Tkt, Cássio Oliveira, reuniu hoje as 11 consolidadoras associadas em um hotel de São Paulo para estabelecer as diretrizes para 2016, realizar um balanço dos processos da entidade desde sua fundação, prestação de contas e homologação do código de ética da associação. O encontro aconteceu no Hotel Pullman Ibirapuera e contou com a participação de executivos das empresas parceiras da Air Tkt, também chamadas de sócios parceiros.

Segundo ele, o que foi decidido foi a busca do melhor relacionamento entre associados e fornecedores, a questão de consultoria de governança corporativa para os membros da Air Tkt e um pouco de debate sobre o cenário adverso que a entidade deverá encontrar a partir do próximo mês. “O Elói (Flytour) disse uma coisa que eu gostei bastante. O Brasil passa, ao mesmo tempo, por quatro crises: infraestrutura, política, econômica e de confiança. Ainda não temos um balanço oficial do ano, que será divulgado apenas no primeiro trimestre de 2016, mas segundo nossas previsões há uma redução nas vendas do mercado em geral”, disse.

Conforme debatido durante a reunião, o cenário para 2016 não é dos melhores. “Estamos imaginando um ano de consolidação desse momento atual que vivemos, com um orçamento 15% menor e um PIB negativo de 2%. Com o impacto da classe C saindo do mercado de consumo, projetamos uma redução de 10% nas vendas”, explicou. Tal movimento, ainda de acordo com o diretor, já pode ser notado com a redução de oferta que começa a ser anunciada pelas companhias aéreas brasileiras. “Fora do eixo Rio-São Paulo, uma das regiões mais afetadas com essa medida deverá ser o Nordeste, que deverá ter sua malha aérea revista”, explicou.

Mas se engana quem acha que a economia brasileira ou a desvalorização do Real frente ao Dólar são os maiores desafios da Air Tkt para 2016. “Meu objetivo no próximo ano será fazer com que o mercado reconheça a figura do consolidador. Não faz sentido termos os mesmos contratos que outros players do mercado. Vou trabalhar ainda mais para diferenciar o contrato de um agente de viagens e de um consolidador”, concluiu o diretor.

São associadas Air Tkt: Ancoradouro, Esferatur, Flytour, Gapnet, Rextur Advance, Tyller, LTS, BRT, Confiança, CNT e PVT. São sócios-parceiros: Amadeus, American Airlines, Delta Air Lines, Gol Linhas Aéreas, Sabre e Tam.

Tópicos relacionados