Da Redação   |   27/06/2016 11:03

Artigo: Turismo deve se unir contra crimes na internet

À frente da diretoria da Air Tkt desde o fim de março, Ralf Aasmann tem se readaptado ao setor de distribuição de passagens aéreas. O diretor da entidade afirma, em artigo enviado ao Portal PANROTAS, que a indústria tem de se unir a fim de solucionar um &ld

À frente da diretoria da Air Tkt desde o fim de março, Ralf Aasmann tem se readaptado ao setor de distribuição de passagens aéreas. O diretor da entidade afirma, em artigo enviado ao Portal PANROTAS, que a indústria tem de se unir a fim de solucionar um “problema urgente”: os crimes na internet.

“A principal porta de entrada do problema está em uma das ferramentas de comunicação com o cliente mais utilizadas pelas empresas de Turismo: o e-mail. A melhor arma contra o crime cibernético é impedir que mensagens falsas cheguem aos consumidores finais”, sugere Aasmann.

Confira abaixo a leitura na íntegra e deixe sua opinião.

Emerson Souza
Ele acumula passagens pela Emirates e Lufthansa
Turismo e a luta contra a fraude

Desde que assumi a diretoria da AirTkt, tenho conversado com executivos do setor do Turismo sobre as tendências do mercado internacional e nacional e, principalmente, sobre os preparativos para melhor atender os viajantes do futuro.

Fica clara a velocidade com que a tecnologia é adotada no dia a dia dos negócios para facilitar a vida de agentes de viagens, consolidadores, companhia aérea e viajantes, assim como também as infinitas oportunidades que estão por vir.

Mas, ao mesmo tempo, me chama a atenção a necessidade de nos unirmos contra algo mais urgente: os crimes cibernéticos.

A luta é do setor como um todo, pois trata-se de uma questão de segurança pública e não cabe a apenas uma empresa ou a um grupo específico lidar com ela sozinho. É preciso que todos os envolvidos na cadeia do Turismo tenham em mente o quão importante essa causa é para a saúde dos negócios e para a garantia de uma melhor experiência de viagem para os clientes.

Segundo o “Guia da fraude por e-mail para a indústria de Turismo”, realizado pela Return Path, o cenário é desafiador. Apenas 24% das 46 maiores empresas mundiais de viagens possuem proteção adequada contra cibercrimes.

A principal porta de entrada do problema está em uma das ferramentas de comunicação com o cliente mais utilizadas pelas empresas de Turismo: o e-mail. A melhor arma contra o crime cibernético é impedir que mensagens falsas cheguem aos consumidores finais.

Já ouvi e conheci inúmeras histórias de empresas aéreas ou consolidadoras que sofreram ataques via internet, em que hackers emitem bilhetes falsos, clonam cartões de crédito e geram altos prejuízos. O cerne da questão vai além das perdas financeiras, tem a ver também com proteção de dados e informações competitivas de mercado que precisam ser resguardadas.

A boa notícia é que começo a enxergar a mudança e o surgimento de um setor cada vez mais seguro e saudável. Precisamos unir forças também com nossos parceiros e até mesmo com empresas que atuam no setor de Turismo.

Quanto mais dados de fraudadores, mais o setor estará protegido. Com esse fim, e pensando em construir um futuro promissor para nosso segmento, estabelecemos esse ano uma parceria com a Amadeus, empresa fornecedora de soluções avançadas em tecnologia para a indústria global de viagens.

Precisamos da expertise de empresas como a Amadeus para entendermos o que tem sido feito no mundo e o que temos disponível na área da tecnologia para nos prepararmos com mais solidez para os desafios que a modernidade nos traz.

A contribuição de todos os envolvidos é crucial para que o setor permaneça produtivo e responsável pelo desenvolvimento e emprego de tantas pessoas em todo Brasil. Por isso, é fundamental que empresas de toda a cadeia de viagens se conscientizem sobre a necessidade de proteger sua marca, sua reputação e as informações confidenciais dos clientes, principalmente dados bancários.

Somos parceiros da Amadeus para avaliarmos juntos as oportunidades em tecnologia e fortalecermos o segmento de consolidação com o intuito de oferecermos soluções mais seguras e confiáveis as agências e aos viajantes. Acreditamos que unindo forças conseguiremos enfrentar mais este desafio e vencer a batalha.

Ralf Aasmann, diretor executivo da Air Tkt

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11153 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS