Rafael Carreira   |   03/07/2014 15:28

Visa: gastos de estrangeiros crescem 152% na Copa

O relatório de turismo “Onde você quiser estar”, realizado pela Visa, mostra que as transações de visitantes internacionais com os cartões atingiram US$ 188 milhões, aumento de 152%, em relação ao mesmo período do ano passado.

A Visa anunciou hoje a atualização do relatório de turismo “Onde você quiser estar”, que analisa os gastos dos turistas com os produtos da empresa durante a primeira fase da Copa do Mundo, entre os dias 12 a 26 de junho. De acordo com o levantamento, algumas cidades-sede dos jogos tiveram mais de 100% de crescimento nos gastos de turistas no período.

O maior incremento foi verificado em Cuiabá, com alta de 963% em relação ao ano anterior, seguida por Natal (851%), Manaus (409%) e Curitiba (167%). “A fase de grupos mostrou que o turismo internacional foi muito além das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e levou torcedores para todo o Brasil”, afirma o diretor-geral da Visa do Brasil, Rubén Osta.

Segundo o executivo, os dados mostram que o evento tem gerado um impacto positivo na economia dessas regiões do País que são menos visitadas por turistas internacionais. Os resultados da Visa vão ao encontro do crescimento da estimativa de impacto que a Copa trará ao turismo. Em São Paulo, a SP Turis espera que a competição gere impacto superior a R$ 1 bilhão na economia do turismo na cidade.

Durante o período analisado, as transações de visitantes internacionais com os cartões atingiram US$ 188 milhões, aumento de 152%, em relação ao mesmo período do ano passado. O pico de utilização dos cartões foi registrado no no dia 25 de junho, quando os gastos chegaram a US$ 17,4 milhões em um único dia.

NACIONALIDADES
Entre as nacionalidades que mais gastaram no País durante as duas primeiras semanas da Copa do Mundo, os americanos estão em primeiro lugar com cerca de US$ 48,3 milhões gastos. Na sequência aparecem turistas do Reino Unido (US$ 16 milhões), França (US$ 11,2 milhões), México (US$ 10,2 milhões) e Argentina (US$ 8,5 milhões).

Os crescimentos de gastos mais significativos no período foram de turistas russos, com aumento de 851%. Na sequência aparecem australianos (835%), colombianos (765%), venezuelanos (713%), chilenos (519%) e mexicanos (396%).

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