Gabriel Guirão   |   10/08/2009 13:45

Ocupação do Iberostar Grand Amazon cresce este ano

O Iberostar Grand Amazon, navio com o conceito de barco-hotel da rede hoteleira espanhola no Amazonas, registrou uma ocupação média, até o último mês, 10% superior em relação ao ano passado.

O Iberostar Grand Amazon, embarcação com o conceito de barco-hotel da rede hoteleira espanhola no Amazonas, registrou uma ocupação média, até o último mês, dez pontos percentuais superior em relação ao ano passado. A média anual de 2009 foi de 60%, enquanto no ano anterior os índices registravam 50%. “Hoje nós conseguimos mostrar para os turistas que é muito viável e interessante fazer um cruzeiro pela Amazônia”, disse o diretor geral adjunto, Winfried August Strasser, comentando que o público do navio, comumente, são famílias. “A Iberostar achou que este produto atrairia muito mais o público internacional do que os brasileiros, mas não é isso que vemos hoje. Temos uma proporção de 50% para cada mercado”, explicou.

De acordo com “Augusto”, como o alemão que vive há cerca de 20 anos no Estado prefere ser chamado, independente da baixa ou alta temporada os principais visitantes internacionais provem dos Estados Unidos, seguidos da Espanha, América Latina e Alemanha. Já entre os turistas nacionais os paulistas aparecem na ponta, seguido dos gaúchos, curitibanos e cariocas.

“Nossa ocupação total é de 150 pessoas e o conceito é fazer com que os clientes conheçam a fauna, a flora e a comunidade da região. Eles têm que interagir porque procuram por isso”, acrescentou o executivo, reforçando que a segurança é garantida em todos os passeios fora do barco. “Não é perigoso fazer trilhas, ou sair à noite do barco porque nossos guias de expedição são experientes e muito bem capacitados”.

Questionado sobre a possibilidade de inclusão de internet no navio, o executivo disse que existem projetos para a implantação da tecnologia, mas a data ainda não foi definida. “Muitos turistas gostam de não ter internet porque conseguem se desligar 100% do trabalho. Além disso, 85% do tempo da viagem os celulares têm sinal”, explicou.

Para a gerente de Marketing do Iberostar, Joyce Knopp, “os passeios pela comunidade local servem para mostrar qual é a realidade daquele pedaço do Brasil.” O caboclo Álvaro (morador da região de Janauacá) se diz contente em receber turistas em sua humilde casa. “As pessoas que passam por aqui muitas vezes nunca viram alguém subir em árvore para pegar açaí, ou como se planta uma árvore. Aqui eles podem ver tudo isso”, disse o senhor de 43, enquanto oferecia uma fruta chamada ingá.

Desde sua inauguração, em 2005, o barco já recebeu 20 mil turistas e navegou 58 mil quilômetros. Saindo do porto de Manaus, Iberostar Grand Amazon faz dois tipos de itinerário: um cruzeiro de três noites (quinta a domingo) pelo rio Solimões e outro de quatro noites (domingo a quinta) pelo rio Negro. Além destas possibilidades, o turista pode conhecer os dois roteiros em uma viagem de sete dias. O navio conta com 72 cabines de 23 m2, duas suítes de 50 m2 – todas externas e distribuídas em três decks -, dois restaurantes, dois bares, salão para baile, duas piscinas, academia e loja de souveniers. O sistema do navio é all inclusive - até o frigobar.

COMFORT
Para chegar até o destino a reportagem do Portal PANROTAS viajou a bordo da classe Comfort, da Gol, em avião Varig, cujo destino final era a Colômbia. Este serviço está disponível nos voos operados pela companhia nas rotas internacionais de médio percurso para Bogotá (Colômbia), Caracas (Venezuela), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina). O serviço possui maior espaço entre as poltronas, mais privacidade, bônus de 50% no acumulo de milhas Smiles, serviço de bordo diferenciado, além de mimos como escova e pasta de dentes e objetos antiestresse.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Iberostar e da Gol

Tópicos relacionados