Gabriel Guirão   |   16/11/2009 11:56

“Cruzeiros serão apoio para a Copa e Jogos Olímpicos”

“Os cruzeiros servirão como alternativa durante a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”, concordaram o diretor comercial da MSC Cruzeiros, Adrian Ursilli, e o diretor de Cruzeiros da CVC, Rodolfo Szabo.

“Os cruzeiros servirão como alternativa durante a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”, concordaram o diretor comercial da MSC Cruzeiros, Adrian Ursilli, e o diretor de Cruzeiros da CVC, Rodolfo Szabo. A afirmação foi feita durante o seminário “Cruzeiros no Brasil, uma mar de oportunidades”, que foi promovido pelo Comitê de Viagens e Negócios da Amcham-SP, na capital paulista.

Os executivos revelaram que o investimento para novos hotéis possa resultar para as cidades um excesso de oferta, caso a demanda não continue nos anos seguintes das competições. “Atenas [na Grécia] utilizou navios atracados em sua costa como um apoio para a hotelaria local e o resultado foi muito bom. Não é necessário aumentar a hotelaria se depois o mercado ficará ocioso”, pontuou Szabo.

Para Ursilli, o projeto é viável, mas para que isto aconteça seriam necessárias mudanças na legislação brasileira. “Os portos também precisaram ser reformados. O que não falta no Brasil são projetos, mas precisam sair do papel”, disse. De acordo com Adrian, o Rio de Janeiro está um passo à frente de outras cidades já que o governo do Estado aprovou o projeto Porto Maravilha, que visa à reestruturação e reforma do porto carioca.

No entanto, como lidar com as distâncias dos portos para as cidades-sede? A capital fluminense conta com um terminal na cidade, mas o Porto de Santos (SP), por exemplo, está a 1h30 da capital paulista. Para o diretor da CVC isto não é um problema, já que parcerias com empresas de transfer e as boas condições das estradas neste trecho solucionariam o problema. “O aeroporto de Guarulhos também está distante cerca de uma hora do centro e todos os turistas estrangeiros chegarão por lá”, acrescentou.

Quem também participou do evento foi o presidente do Comitê, Bernardo Feldberg, e o vice-presidente executivo da Abremar, André Pousada, que está há poucos meses à frente deste cargo. “Tenho aprendido muito, e os reflexos de que nos últimos dez anos o mercado cresceu mais de 300% mostram que os cruzeiros estão em franco crescimento”, disse Pousada, acrescentando que o Brasil é o sexto maior mercado no mundo. “Fiquei impressionado com a qualidade da apresentação e abordaremos com mais ênfase no nosso cronograma de 2010”, encerrou Feldberg.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Gabriel Guirão

Gabriel Guirão tem 2813 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS