Claudio Schapochnik   |   18/12/2009 00:06

Crystal Cruises cresce 30% em faturamento em 2009

Apesar da gripe A e da crise financeira mundial, a Crystal Cruises vai apurar um crescimento de 30% no faturamento em relação a 2008. E o Brasil, onde a companhia de cruzeiros de luxo é representada pela Pier 1 Cruise Experts, de Marta Koszutski e Neriton Vasconcelos

Apesar da gripe A e da crise financeira mundial, a Crystal Cruises vai apurar um crescimento de 30% no faturamento em relação a 2008. E o Brasil, onde a companhia de cruzeiros de luxo é representada pela Pier 1 Cruise Experts, de Marta Koszutski e Neriton Vasconcelos, é considerado um importante mercado. Para prestigiar os agentes de viagens brasileiros, estão no País o vice-presidente sênior de Vendas e Marketing, William Smith, e a diretora de Vendas Internacionais da Crystal Cruises, Karen Mann. Eles receberam a imprensa para um jantar ontem (quinta, dia 17) no restaurante From the Galley, de Vasconcelos, que também é o chef da casa, e de Marta, na capital paulista.

Para 2010, Smith está otimista. “Acredito que vamos crescer entre 22% e 23% no próximo ano, que se revela promissor”, disse o executivo. Em relação ao Brasil, ele teceu elogios à atuação da Pier 1 e disse que o mercado “está amadurecendo para o turismo de luxo”. “Dois mil e nove foi um ano difícil para todos, mas no Brasil foi menos difícil em relação a vários países. Apostamos muito por aqui.”

O vice-presidente sênior afirmou que 98% das vendas da Crystal são por meio das agências de viagens. “No nosso site não há como o passageiro fazer sua reserva, não encorajamos a compra direta porque acreditamos que quem pode dar o melhor suporte a ele é o agente de viagens. E nós damos o total suporte ao profissional de turismo”, explicou ele.

Em relação ao aumento da frota – hoje há dois, o Crystal Symphony e o Crystal Serenity –, Smith disse que “a empresa sempre pensa no terceiro, mas a nossa estratégia não é lançar dois, três navios por ano, mas, sim, ter os dois melhores navios de luxo do mundo”.

Perguntado por que um passageiro de alto poder aquisitivo deve escolher a Crystal e não outra empresa do mesmo segmento, ele respondeu: “luxo para mim estão nas relações pessoais e, em nossos navios, o passageiro vai encontrar isso com a tripulação e com os outros viajantes, fora que nosso serviço é fantástico”.

Nesta semana, Smith, Karen, Marta e Vasconcelos receberam agentes de viagens a bordo do Crystal Symphony, no Rio de Janeiro, e no restaurante Arola-Vintetres, no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, para um almoço e um jantar. Eles também visitaram agências nas duas cidades.

Mais informações sobre os cruzeiros de 2010 da Crystal Cruises no site www.crystalcruises.com. E o tel. da Pier 1 é (11) 3078-2474 em São Paulo e (21) 2533-1143 no Rio de Janeiro.

Tópicos relacionados