Artur Luiz Andrade   |   21/01/2010 17:29

Indústria de cruzeiros fecha 2009 com 13 milhões de paxs

Depois dos cosniderados 18 mais desafiadores meses da indústria de cruzeiros, por causa da crise econômica, do aumento de combustível e da gripe A (H1N1), a indústria de cruzeiros marítimos começa 2010 bastante otimista.

Depois dos cosniderados 18 mais desafiadores meses da indústria de cruzeiros, por causa da crise econômica, do aumento de combustível e da gripe A (H1N1), a indústria de cruzeiros marítimos começa 2010 bastante otimista. Segundo a Cruise Lines International Association (Clia), o otimismo se justifica pela recuperação da economia e pelo fato de, mesmo com todos os percalços, a indústria ter crescido em 2009.

Foram 13,4 milhões de passageiros no ano passado, sendo 76,5% americanos e canadense e 23,5% de outras nacionalidades. Em 2000, os estrangeiros a bordo de navios das 25 associadas da Clia eram menos de 10%.

A ocupação média do setor ficou em 104,4% (os cruzeiros têm a ocupação dupla como base e a tripla e a quádrupla somam-se a essa, produzindo um resultado acima dos 100%). A duração média dos cruzeiros foid e 7,2 dias.
Segundo levantamento da Clia, de 2000 a 2009, a indústria ganhou 118 novos navios e a média de crescimento desde 1980 é de 7,4% ao ano (transporte de passageiros). Um dado animador é que 80% dos americanos nunca fizeram um cruzeiros, ou seja, um mercado e tanto a ser explorado. Na Europa e outros mercados, esse índice mostra potenciais ainda maiores.

Para 2010, a previsão é chegar a 14,3 milhões de passageiros, sendo 10,7 milhões da América do Norte e 3,6 milhões de outras regiões do planeta. Isso representaria um crescimento de 6,4%. O gasto estimado dos passageiros em bens e serviços durante os cruzeiros é estimado em cerca de US$ 19 bilhões (dados de 2008). O impacto total da indústria de cruzeiros é de US$ 40 bilhões, gerando 357,7 mil empregos.

Em 2009, foram inaugurados 14 novos navios, em um investimento total de US$ 4,7 bilhões. Este ano, serão 12 novas embarcações, somando US$ 6,5 bilhões.

Os mais novos membros da frota da Clia incluem:
· Royal Caribbean International: Allure of the Seas (5,4 mil paxs)
· Norwegian Cruise Line: Epic (4,2 mil paxs)
· Celebrity Cruises: Celebrity Eclipse (2,85 mil paxs)
· MSC: MSC Magnifica (2,55 mil paxs)
· Costa Cruises: Deliziosa (2,26 mil paxs)
· Holland America Line: Nieuw Amsterdam (2,1 mil paxs)
· Cunard Line: Queen Elizabeth (2,09 mil paxs)
· Seabourn Cruise Line: Seabourn Sojourn (450 paxs)
· Avalon Waterways: Felicity and Luminary (138 paxs)
· Pearl Seas Cruises: Pearl Mist (110 paxs)
· American Cruise Line: Independence (101 paxs)

Os membros da Clia têm 26 navios encomendados entre 2010 e 2012, 23 para oceanos e três para rios ou cruzeiros próximos à costa. Trata-se de um aumento de 18% ou 53,9 mil leitos na oferta atual.

PERFIL E EXPECTTAIVA
Pesquisa feita pela Clia revela que 75,7% dos agentes de viagens esperam aumento de ganhos com cruzeiros este ano. Para 11%, o resultado será igual ao de 2009.

Ainda segundo os agentes, os principais interesses de seus clientes em relação aos cruzeiros são os navios contemporâneos (73%), as viagens premium (49,7%) e produtos com destinos e nichos específicos (47%). Trinta e quatro por cento têm interesse em cruzeiros fluviais.

Em destinos, os mais procurados são o Mediterrâneo, Caribe, Alasca, rios da Europa, Havaí, Panamá, Costa Oeste do México e Bahamas.

Os casais dominam entre os frequentadores de cruzeiros, com aumento significativo de famílias e grupos de amigos. Os idosos continuam sendo importante mercado.

TENDÊNCIAS
As associadas da Clia identificaram algumas tendência para 2010:

- interesse crescente em viagens em grupo e de afinidade
- popularidade de cruzeiros temáticos, especialmente de música, comida e vinhos
- destinos históricos e culturais estão entre os mais procurados
- os spas de bordo continuam a atrair muitos passageiros
- os passageiros estão cada vez mais sensíveis a processos verdes

Mais informações: www.cruising.org.

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