Artur Luiz Andrade   |   18/01/2010 16:47

Veja novidades da MSC para a temporada 2010/2011

A MSC Cruzeiros ainda tem três meses de temporada 2009/2010 na costa brasileira (o último navio deixa o País em 3 de maio), mas a temporada 2010/2011 já está aceitando reservas. Serão os seis mesmos navios que estão aqui neste verão, mas em posições diferentes.

A MSC Cruzeiros ainda tem três meses de temporada 2009/2010 na costa brasileira (o último navio deixa o País em 3 de maio), mas a temporada 2010/2011 já está aceitando reservas. Serão os seis mesmos navios que estão aqui neste verão, mas em posições diferentes. A MSC Cruzeiros espera embarcar 10% mais passageiros na próxima temporada em relação à deste ano.A temporada terá a mesma duração, de outubro a abril, começando mais cedo que no ano passado, no dia 8/10. Duas novidades serão as paradas em Natal (RN) e São Francisco do Sul (SC), substituindo Cabedelo (PB) e Porto belo (SC), respectivamente.

Confira a seguir as principais novidades, em entrevista com o diretor comercial Adrian Ursilli:

PORTAL PANROTAS — A MSC apostou na maior oferta de navios e leitos nesta temporada. O resultado foi o esperado?
ADRIAN URSILLI — A aposta se mostrou acertada, tanto que estamos trazendo os mesmos navios para a próxima temporada, a 2010/2011. Faremos ajustes baseados na experiência deste ano. Até agora já transportamos 150 mil passageiros e nem chegamos à metade exata de nossa temporada, que vai até 3 de maio. Vamos ultrapassar os 300 mil passageiros e a previsão para 2010/2011 é crescer 10% em número de passageiros, pois o MSC Armonia, que volta ao Brasil (hoje está baseado em Buenos Aires), fará mini-cruzeiros durante toda a temporada, saindo do Rio e de São Paulo.

PP — Hoje o Armonia está baseado em Buenos Aires. Quem fica em seu lugar?
URSILLI — O Lirica ficará na capital argentina, com destino ao Brasil. O Lirica hoje está baseado no Rio, com o Opera. Mas em 2010/2011 o Rio de Janeiro terá o Musica, exclusivo para a cidade. O Opera volta para Santos, com destino à Argentina, e o porto paulista também terá o Orchestra, com destino ao Nordeste. Tiramos dois navios menores do Rio e colocamos um maior. E continuamos com dois navios em Santos. O Melody, que estreou este ano baseado em Salvador, volta no fim do ano para roteiros pelo Nordeste.

PP — A experiência foi boa com o Melody no Nordeste?
URSILLI — Tivemos alguns problemas de ocupação no começo da temporada, por isso ele virá um pouco mais tarde. Mas a principal barreira foi a infraestrutura. Salvador, Cabedelo, Maceió, Recife e Fortaleza não têm estrutura para embarques em grande quantidade. Estamos baseados em Salvador e o terminal comporta 100 pessoas apenas, das quais metade em pé. Nossos embarques na cidade são de cerca de 800 passageiros, que ficam na rua, literalmente, esperando o check-in. Tivemos de fazer, nós da Abremar, uma tenda para proteger as bagagens da chuva, e distribuímos guarda-chuvas para os passsageiros na fila. É um absurdo. Isso para o público estrangeiro é inviável. Este ano vamos deixar de parar em Cabedelo, na Paraíba, que será substituído por Natal, que tem mais opções de passeios para os turistas.

PP — Haverá alguma outra novidade de escala na próxima temporada, além de Natal?
URSILLI — Sim, no Sul substituímos Porto Belo por São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Estamos vendo, inclusive, a possibilidade de haver embarque nesse novo porto, pela proximidade com Curitiba, mas isso ainda não está certo.

PP — A atual temporada está sendo boa?
URSILLI — Sim. Mesmo com a crise, vamos atingir nossas metas. Tivemos de fazer ações pontuais de promoção, mas nesse meio de temporada as vendas estão excelentes.

PP — As promoções fizeram a diária média cair?
URSILLI — Diria que as diárias caíram 10% em média, mas isso é um bom resultado em um ano de crise mundial. Atualmente temos promoções pontuais, especialmente no Melody, a partir do fim de janeiro, mas com lugares limitados por saída. Vale lembrar que em um ano aumentamos a oferta em 65%. Por isso, esse resultado é muito bom sim e estamos comemorando a temporada.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.