Claudio Schapochnik   |   23/03/2010 13:55

Porto de Paranaguá (PR) recebe navio holandês

Mais de 1,3 mil turistas de várias partes do mundo – a maioria do Canadá e dos Estados Unidos – desembarcam ontem (segunda, dia 22), no porto de Paranaguá, a bordo do navio Veendam, de bandeira holandesa

Mais de 1,3 mil turistas de várias partes do mundo – a maioria do Canadá e dos Estados Unidos – desembarcam ontem (segunda, dia 22), no porto de Paranaguá, a bordo do navio Veendam, de bandeira holandesa. A embarcação veio de Punta del Este, no Uruguai, e seguiu viagem no início da noite no mesmo dia. A informação é da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Parte dos turistas seguiu de ônibus para Morretes e outra parte foi para Curitiba para almoçar no bairro de Santa Felicidade e visitar os principais pontos turísticos da capital paranaense. Para os visitantes que ficaram em Paranaguá, a prefeitura local colocou ônibus para traslado até o centro histórico, onde foi montado um receptivo para orientar sobre os passeios na cidade.

A Secretaria de Turismo do Paraná (Setur-PR) colaborou na coordenação do receptivo dos passageiros do Veendam. Para o secretário Celso Caron, a chegada do navio mostra que o Paraná tem condições de ser inserido nas rotas dos grandes cruzeiros marítimos e há uma sensibilização do empresariado e do poder público nesse sentido. “A tendência é de que o Paraná receba cada vez mais navios de passageiros”, afirmou Caron.

ATRAIR MAIS EMPRESAS
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Alberto de Paula Lenz César, a vinda do navio da Holland America Line teve a articulação de várias instituições. E é dessa forma que se pretende trabalhar para atrair a Paranaguá outras operadoras de turismo marítimo.

A Associação Comercial do Paraná (ACP) também abraçou a ideia de transformar o Porto de Paranaguá em uma “porta de entrada” do turismo internacional no Paraná, conforme defendeu o vice-presidente da entidade, Áureo Simões Júnior. Para ele, o turismo é um “importante fator desenvolvimento econômico do Estado”. A inserção de Paranaguá na rota dos cruzeiros ajudaria a movimentar a atividade turística não só no Litoral, mas em várias cidades paranaenses. Por isso, a importância da cidade dispor de um terminal marítimo de passageiros.

O superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, encaminhou à Secretaria Especial de Portos (SEP), o projeto de construção de um terminal marítimo de passageiros em Paranaguá, como proposta de inclusão no PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento). O projeto é da Prefeitura de Paranaguá e recebeu contribuições da Appa e da Capitania dos Portos do Paraná.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS