Claudio Schapochnik   |   30/05/2011 09:30

Temporada paga R$ 122 mi em comissão, diz Abremar

As armadoras pagaram às agências de viagens R$ 122 milhões em comissões na temporada de cruzeiros 2010/11. Esse foi um dos números apontados pelo estudo “Cruzeiros Marítimos – Estudo de Perfil e Impactos Econômicos no Brasil”, realizado pela Fundação Getúlio Vergas do

As armadoras pagaram às agências de viagens R$ 122 milhões em comissões na temporada de cruzeiros 2010/11. Esse foi um dos números apontados pelo estudo “Cruzeiros Marítimos – Estudo de Perfil e Impactos Econômicos no Brasil”, realizado pela Fundação Getúlio Vergas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). A apresentação ocorre neste momento no Seatrade South America Cruise Convention, no hotel Holiday Inn Parque Anhembi, e é feita por Airton Pereira.

Em relação ao número de cruzeiristas, mais de 792 mil brasileiros viajaram na temporada 2010/11. E, de um modo geral, o impacto gerado na economia nacional foi de R$ 1,3 bilhão, assegura Pereira. “Dentro desse valor, o maior gasto foi com combustível: R$ 290 milhões”, completa ele.

Outros dados dos cruzeiristas: 58,8% é do sexo feminino e 58,1% têm nível superior de instrução. “O Estado de São Paulo é o maior emissor: dali saíram 61% dos passageiros”, destaca Pereira.

Para a pesquisa, foram entrevistados quatro mil passageiros em cinco portos do País: Santos, Rio de Janeiro, Búzios, Ilhabela e Salvador.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS