Maria Izabel Reigada   |   09/03/2012 17:00

Costa abre licitação para remoção do Costa Concordia

A Costa Cruzeiros enviou comunicado sobre os procedimentos para remoção do Costa Concordia, naufragado em janeiro na costa da Itália.

A Costa Cruzeiros enviou comunicado sobre os procedimentos para remoção do Costa Concordia, naufragado em janeiro na costa da Itália. Segundo o comunicado, as empresas contratadas pela Costa para retirada do material poluente e combustível aguardam apenas condições climáticas ideais para iniciar os procedimentos. Em relação ao casco do navio, a Costa abriu concorrência entre dez empresas para traçar plano de remoção do casco completo. Leia a íntegra do comunicado:

Gênova, fevereiro de 2012 – A Costa Crociere está empenhada desde as primeiras horas do incidente com o Costa Concordia para assegurar o menor impacto ambiental possível e proteger as atividades de negócios e turismo da Ilha de Giglio. Desde o início, as providências tomadas pela companhia têm sido constantemente compartilhadas e aprovadas pelas autoridades italianas competentes, num espírito de total cooperação e transparência.

Depois de contratar experts de renome internacional da empresa Smit Salvage BV para remover o combustível dos tanques do Costa Concordia e apresentar um plano para remover os materiais poluentes em potencial - que serão retirados assim que as condições climáticas permitirem acesso ao navio - a Costa Crociere também está comprometida em acelerar o plano de remoção do navio e possui consciência plena de que isso é prioritário para proteger o meio ambiente de Giglio e o turismo da região.

A empresa instituiu um comitê técnico, com representantes da Costa Crociere, da Carnival Corporation & plc, da Fincantieri, do RINA e especialistas do setor - incluindo acadêmicos - que juntos irão esboçar o melhor plano possível para realizar as ações necessárias com as Autoridades competentes.

Como foi antecipado em carta enviada para o comissário de emergência do Costa Concordia, Franco Gabrielli, a Costa Crociere abriu concorrência entre dez empresas no mundo para traçar um plano para remover o casco inteiro.

Essas solicitações foram encaminhadas às maiores empresas do segmento no mundo: aquelas que têm capacidade para atuar no mais curto espaço de tempo, garantindo ao mesmo tempo segurança máxima e o mínimo de impacto ambiental. Entre as concorrentes estão: 1) Smit Salvage BV, 2) Svitzer Salvage BV, 3) Mammoet Salvage BV, 4) Titan Salvage, 5) Resolve Marine Group Inc., 6) T&T Marine Salvage Inc., 7) Donjon Marine Inc., 8) Tito Neri S.r.l., 9) Fukada Salvage & Marine Works Co. Ltd., e 10) The Nippon Salvage Co Ltd.

O plano de remoção deve ser apresentado a Costa Crociere no início de março de 2012, para avaliação conjunta com o Comitê Científico de Proteção Civil, para que a melhor empresa seja selecionada no final de março. Este tempo de ações representa o melhor resultado em uma situação como essa, embora não seja possível excluir atrasos, já que trata-se de uma operação de complexidade."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS