Maria Izabel Reigada   |   17/09/2013 13:11

Retirada do Costa Concordia custará 600 milhões de euros

Cerca de 20 horas foram necessárias para desvirar o Costa Concordia, navio da Costa Cruzeiros encalhado na ilha de Giglio, na Toscana, há 20 meses.

Cerca de 20 horas foram necessárias para desvirar o Costa Concordia, navio da Costa Cruzeiros encalhado na ilha de Giglio, na Toscana, há 20 meses. “A operação de rotação terminou e o barco está na posição vertical”, anunciou o chefe de proteção civil da Itália, Franco Gabrielli, à imprensa. Cerca de 350 jornalistas acompanharam as operações, que envolveram mais de 500 pessoas. O navio estava deitado sobre o flanco direito e, para sua estabilização, foram utilizadas centenas de sacos de cimento colocados por mergulhadores no fundo do mar, e por uma plataforma do tamanho de um campo de futebol que foi fixada debaixo de água.

O navio tem 114 mil toneladas, 290 metros de comprimento, 35 metros de largura e 57 metros de altura. A operação foi comandada pelo perito sul-africano em resgates de navios Nick Sloane. Ao todo, o processo custará cerca de 600 milhões de euros, de acordo com informações de agências internacionais de notícias.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS