Obras do terminal marítimo de Recife são finalizadas
O terminal marítimo de passageiros do Porto de Recife é o primeiro a ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014. O espaço, projetado para recepção de passageiros, será inaugurado em 13 de outubro, quando começa a temporada de cruzeiros.
O terminal marítimo de passageiros do Porto de Recife é o primeiro a ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014. O espaço, projetado para recepção de passageiros, será inaugurado em 13 de outubro, quando começa a temporada de cruzeiros.
Com uma estrutura semelhante à de um aeroporto, o terminal conta com nove balcões de check-in, esteiras para retirada de bagagem, salas de embarque e desembarque, órgãos reguladores e de fiscalização, além de agências de viagens e lojas.
O investimento total é de R$ 28 milhões, sendo R$ 21,8 milhões de recursos federais, e o terminal ocupa uma área de 23,4 mil m², com 7,9 mil m² de área construída. O espaço conta com estacionamento para 188 vagas, sendo 144 para automóveis, 12 para ônibus de turismo, sete para pessoas com deficiência e 25 vagas para órgãos oficiais. A Matriz de Responsabilidades da Copa prevê espaços similares nos portos de Fortaleza, Natal e Salvador.
“Trata-se de um projeto que não fica atrás de nenhum outro porto do mundo. É um terminal confortável, tem toda a estrutura que há em um aeroporto, só que com um diferencial. Quando chega um avião, são em torno de 200 passageiros. Em um navio são cerca de dois mil, então temos que ter uma logística muito grande por trás”, afirma o presidente do porto de Recife, Rogério Leão.
ALTA TEMPORADA
A previsão é que, na temporada de cruzeiros, com início em outubro e encerramento em abril, 100 mil passageiros transitem pelo terminal. A estimativa é de que 60 navios cheguem ao local, que pode abrigar até três embarcações turísticas ao mesmo tempo. Como o plano de operação para a Copa ainda não está definido, o número pode ser ampliado dependendo da necessidade, já que o porto conta com dez berços para o atracamento das embarcações.
Com uma estrutura semelhante à de um aeroporto, o terminal conta com nove balcões de check-in, esteiras para retirada de bagagem, salas de embarque e desembarque, órgãos reguladores e de fiscalização, além de agências de viagens e lojas.
O investimento total é de R$ 28 milhões, sendo R$ 21,8 milhões de recursos federais, e o terminal ocupa uma área de 23,4 mil m², com 7,9 mil m² de área construída. O espaço conta com estacionamento para 188 vagas, sendo 144 para automóveis, 12 para ônibus de turismo, sete para pessoas com deficiência e 25 vagas para órgãos oficiais. A Matriz de Responsabilidades da Copa prevê espaços similares nos portos de Fortaleza, Natal e Salvador.
“Trata-se de um projeto que não fica atrás de nenhum outro porto do mundo. É um terminal confortável, tem toda a estrutura que há em um aeroporto, só que com um diferencial. Quando chega um avião, são em torno de 200 passageiros. Em um navio são cerca de dois mil, então temos que ter uma logística muito grande por trás”, afirma o presidente do porto de Recife, Rogério Leão.
ALTA TEMPORADA
A previsão é que, na temporada de cruzeiros, com início em outubro e encerramento em abril, 100 mil passageiros transitem pelo terminal. A estimativa é de que 60 navios cheguem ao local, que pode abrigar até três embarcações turísticas ao mesmo tempo. Como o plano de operação para a Copa ainda não está definido, o número pode ser ampliado dependendo da necessidade, já que o porto conta com dez berços para o atracamento das embarcações.