Diego Verticchio   |   07/01/2014 15:33

Construção do novo píer no Rio não ocorrerá até 2016

Uma das obras que constam no projeto de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, a construção do novo píer, prevista para antes das olimpíadas, não ficará pronta a tempo

Uma das obras que constam no projeto de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, a construção do novo píer, prevista para antes das olimpíadas, não ficará pronta a tempo. Faltando pouco mais de dois anos para os jogos, a Companhia Docas do Rio de Janeiro ainda não tem finalizado o projeto, que até o momento será em forma de Y.

“O Píer Y não ocorrerá até as olimpíadas de 2016. Os navios que vierem para os jogos continuarão parando de forma longitudinal como é feito nos dias de hoje”, afirmou o diretor de Operações do Píer Mauá, Américo da Rocha (foto).

Vale lembrar em que junho do ano passado o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Jorge Melo, afirmou que tem um contrato com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) se comprometendo a entregar o novo píer até o início do torneio.

POLÊMICA
O projeto do píer em Y vem sendo alvo de protestos de engenheiros, arquitetos e urbanistas. A principal reclamação é que com os navios atracando no píer com o formato em Y, será formado um paredão, de até seis embarcações, que impedirá a vista da Baía de Guanabara de locais como o Mosteiro de São Bento, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu do Amanhã, que está em construção, e o Píer Mauá.

A alternativa dada pelos profissionais é a construção do píer em forma de E, a ser erguido próximo ao Armazém 6.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS