Especial para o Portal PANROTAS Alex Souza   |   10/02/2015 14:49

70% dos paxs utilizam agências para reservar cruzeiros

Estudo da Clia traz tendências para o setor em 2015

A Cruise Lines International Association (Clia), no Brasil presidida por Marco Ferraz, divulgou ontem (9) o “Cruise Market Profile”, estudo com dados sobre o setor de cruzeiros marítimo do ano passado e com perspectivas para 2015. Segundo a pesquisa, o número de passageiros este ano deve ser de 23 milhões, crescimento de 4% em relação aos 22,1 milhões inicialmente estimados pela associação. O trabalho relata também que, em 2014, 67% dos passageiros utilizaram uma agência de viagens para planejar o cruzeiro e 70% fizeram a reserva por meio do agente.

Confira algumas tendências reveladas pelo estudo para 2015:

. O tamanho não importa – dos 22 novos navios que estreiam este ano, o foco está menos no tamanho e mais no design e amenidades únicos;

. Cruzeiros especiais em alta – o setor de cruzeiros especiais, que inclui navios sofisticados, iates de luxo, companhias elegantes com atuação no mar e novos cruzeiros fluviais continuam a experimentar crescimento de dois dígitos no número de passageiros – o nicho cresceu 21% ao ano entre 2009 e 2014;

. Caribe no topo – o Caribe permanece no topo da indústria de cruzeiros, com mais de um terço da capacidade em 2015. Por outro lado, o Mediterrâneo continua a crescer, bem como Austrália e Ásia. Este ano, 52 navios oferecerão 1,06 mil roteiros na Ásia, transportando 2,17 milhões de pessoas;

. Novos lugares – a indústria de cruzeiros observa um aumento no número de passageiros procurando experiências globais. Como resultado, os cruzeiros têm transformado o mundo em algo mais acessivo. As empresas associadas à Clia aportam em cerca de mil portos ao redor do globo, incluindo áreas consideradas Patrimônios da Humanidade pela Unesco;

. Agentes de Viagens são essenciais – por mais que a internet e os dispositivos móveis estejam crescendo no gosto dos viajantes, os agentes de viagens continuam sendo o meio mais utilizado para uma reserva de cruzeiro marítimo. Basta analisar que sete de cada dez cruzeiristas usam uma agência para planejar ou reservar a viagem;

. Passageiros no centro das atenções – quando se fala em viagens, os consumidores estão no controle como nunca antes. E o setor de cruzeiros sente-se estimulado por isso, respondendo com inovações que vão ao encontro das necessidades do passageiro, como Wi-Fi e boa conectividade para o uso de celular, atrações para todas as idades e cruzeiros temáticos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Alex Souza

Alex Souza tem 4666 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS