Alex Souza   |   10/02/2015 14:49

70% dos paxs utilizam agências para reservar cruzeiros

Estudo da Clia traz tendências para o setor em 2015

A Cruise Lines International Association (Clia), no Brasil presidida por Marco Ferraz, divulgou ontem (9) o “Cruise Market Profile”, estudo com dados sobre o setor de cruzeiros marítimo do ano passado e com perspectivas para 2015. Segundo a pesquisa, o número de passageiros este ano deve ser de 23 milhões, crescimento de 4% em relação aos 22,1 milhões inicialmente estimados pela associação. O trabalho relata também que, em 2014, 67% dos passageiros utilizaram uma agência de viagens para planejar o cruzeiro e 70% fizeram a reserva por meio do agente.

Confira algumas tendências reveladas pelo estudo para 2015:

. O tamanho não importa – dos 22 novos navios que estreiam este ano, o foco está menos no tamanho e mais no design e amenidades únicos;

. Cruzeiros especiais em alta – o setor de cruzeiros especiais, que inclui navios sofisticados, iates de luxo, companhias elegantes com atuação no mar e novos cruzeiros fluviais continuam a experimentar crescimento de dois dígitos no número de passageiros – o nicho cresceu 21% ao ano entre 2009 e 2014;

. Caribe no topo – o Caribe permanece no topo da indústria de cruzeiros, com mais de um terço da capacidade em 2015. Por outro lado, o Mediterrâneo continua a crescer, bem como Austrália e Ásia. Este ano, 52 navios oferecerão 1,06 mil roteiros na Ásia, transportando 2,17 milhões de pessoas;

. Novos lugares – a indústria de cruzeiros observa um aumento no número de passageiros procurando experiências globais. Como resultado, os cruzeiros têm transformado o mundo em algo mais acessivo. As empresas associadas à Clia aportam em cerca de mil portos ao redor do globo, incluindo áreas consideradas Patrimônios da Humanidade pela Unesco;

. Agentes de Viagens são essenciais – por mais que a internet e os dispositivos móveis estejam crescendo no gosto dos viajantes, os agentes de viagens continuam sendo o meio mais utilizado para uma reserva de cruzeiro marítimo. Basta analisar que sete de cada dez cruzeiristas usam uma agência para planejar ou reservar a viagem;

. Passageiros no centro das atenções – quando se fala em viagens, os consumidores estão no controle como nunca antes. E o setor de cruzeiros sente-se estimulado por isso, respondendo com inovações que vão ao encontro das necessidades do passageiro, como Wi-Fi e boa conectividade para o uso de celular, atrações para todas as idades e cruzeiros temáticos.

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