Henrique Santiago   |   28/05/2015 13:06

Florianópolis pode entrar na rota de cruzeiros no País

A cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, se prepara para entrar na rota dos cruzeiros marítimos pelo Brasil

A cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, se prepara para entrar na rota dos cruzeiros marítimos do Brasil durante as temporadas de verão. Na sexta-feira passada, 22, o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar Brasil), Marco Ferraz, se reuniu com o novo presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, (na data em questão, o dirigente atuava como secretário Nacional de Políticas de Turismo) e outras entidades do setor para avaliar pontos importantes para que a cidade receba navios ainda este ano, em escalas-teste.

“Os armadores dos navios encerram suas agendas de escalas e roteiros com dois anos de antecedência e, por isso, já estamos com as temporadas 2015/2016 e 2016/2017 planejadas. Mas, com a infraestrutura adequada, podemos tentar manejar escalas-teste em alguns destinos para que, diante do sucesso da operação, eles possam ingressar oficialmente nos roteiros e atrair a atenção de milhares de cruzeiristas”, afirmou Ferraz.

De acordo com Lummertz, o impacto econômico em um período anual, apenas com os gastos dos turistas de cruzeiros em terra, pode chegar a R$ 120 milhões. “A recepção de cruzeiros marítimos é um grande propulsor do desenvolvimento econômico regional e o governo está em total atenção com o tema", pontuou.

A cidade de Florianópolis está em posição estratégica na rota Santos/Rio - Buenos Aires e é um destino potencial para o segmento. Atualmente, os navios apenas passam pela costa da ilha, sem parar. Existe também a possibilidade de mini-cruzeiros partindo de Santos com duas escalas em Santa Catarina, podendo ser Florianópolis e mais um destino como Porto Belo, Itajaí e São Francisco do Sul.

PARA O FUTURO
Os participantes procuraram soluções conjuntas, articuladas entre os governos federal, estadual e municipal, com apoio da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar) e da Clia Brasil para reforma e ampliação do píer de Canasvieiras e pela definição de pontos de fundeio mais abrigados para os navios. Ainda este ano, deve se tornar real o novo levantamento hidrográfico das baías de Florianópolis, primeiro passo na definição de locais estratégicos para a construção de marinas e terminais de cruzeiros.

A realização desses estudos visa a atualização da carta náutica de ambas as baías da Ilha de Santa Catarina e, ao mesmo tempo, a retomada do projeto de um porto turístico para a capital, com berços de atracação para transatlânticos, tornando possível o desembarque dos turistas diretamente do navio em um cais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS