Danilo Teixeira Alves   |   20/08/2015 12:43

Am. do Sul tem 2,9% dos pax de cruzeiros no mundo

O presidente da Clia Abremar Brasil, Marco Ferraz, revelou alguns números do setor de cruzeiros durante a realização da terceira edição do Encontro Regional de Cruzeiros e Turismo Náutico Fluvia

O presidente da Clia Abremar Brasil, Marco Ferraz, revelou alguns números do setor de cruzeiros durante a realização da terceira edição do Encontro Regional de Cruzeiros e Turismo Náutico Fluvial, que acontece durante todo o dia de hoje no Regente Way Montevidéo, no Uruguai. Entre os resultados destacados por Ferraz está a concentração de passageiros de cruzeiros. Segundo ele, 35% estão no Caribe, 33% no Mediterrâneo, 19,5% na Europa e 10,5% nos demais países. A América do Sul tem uma fatia bem pequena do mercado, apenas 2,9%. “Se pensarmos que a região concentra 8% da população mundial, vemos o quanto podemos crescer”, disse.

Entre os principais entraves destacados por Ferraz, estão os altos custos de operação no Brasil e a infraestrutura portuária. Esses são os motivos que nos levaram a reduzir de 20 para dez barcos navegando na costa brasileira na próxima temporada. “Para retomar o crescimento, estamos trabalhando para reduzir os custos dos operadores e empresas de cruzeiros, na regulamentação do setor, na atuação de novos destinos e desenvolvimento da infraestrutura dos principais portos”, revelou.

Em 2014, foram embarcados 22,1 milhões de passageiros nos 421 barcos das 62 armadoras associadas à Clia. “Para a próxima temporada na América do Sul teremos uma oferta de 597 mil camas. O segmento de cruzeiros é o mais cresce no turismo, com taxas de 4% ao ano.”

Roberto Fusaro, da MSC Cruzeiros, e Renê Hermann, da Costa Cruzeiros, participaram junto com Ferraz do primeiro painel do evento: “Tendência da indústria de cruzeiros e desafios para o desenvolvimento regional”. “Iniciativas como essa que o Uruguai teve, de reunir os principais nomes do mercado para discutir o nosso nicho, deveriam ser reconhecidas pelo Brasil e Argentina. Precisamos de mais eventos como esse”, disse Hermann. “É preciso trabalhar em conjunto com as autoridades, operadores de portos e empresas de cruzeiros para o desenvolvimento de todos”, concluiu Fusaro.

O Portal PANROTAS viaja a convite do Ministério do Turismo do Uruguai, com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS