Artur Luiz Andrade   |   04/07/2016 11:44

Royal muda modelo e Amaral é representante na AL

Depois de sete aos e meio com escritório próprio no Brasil, a Royal Caribbean voltará ao modelo de representação, como tinha com a Sun & Sea anteriormente. Desta vez, o representante será Ricardo Amaral, que hoje atua como vice-presidente da empresa mar


Emerson Souza
Depois de sete anos e meio com escritório próprio no Brasil, a Royal Caribbean voltará ao modelo de representação, como tinha com a Sun & Sea anteriormente. Desta vez, o representante será Ricardo Amaral (foto), que hoje atua como vice-presidente da empresa marítima para a América Latina. Amaral cuidará do Brasil e dos representantes internacionais na região, por meio de sua empresa, já aberta e que passa a funcionar oficialmente em 1º de agosto, baseada em Santo André (SP). Ele será responsável por Vendas, comercial e Marketing. O México continua na Royal, com o diretor André Pousada.

O escritório da Royal continua aberto por pelo menos dois anos, e será no Edifício Itália, para questões financeiras de viagens já vendidas. "Tem gente que já comprou cruzeiro até 2018", disse Amaral ao Portal PANROTAS.

A nova estrutura está sendo montada, mas não será a mesma do atual escritório da Royal Caribbean, incluindo troca de parte da equipe. Amaral também deverá representar a Pullmantur, que já estava sob a representação da Royal Caribbean. A razão social da nova empresa de Amaral é Acqua Viagens, mas deve ganhar nome fantasia. O call center da empresa continua no Brasil, sob a coordenação de Amaral e com apoio da diretoria de Bob Tavadia, que fica na Royal em Miami.


Veja entrevista exclusiva com Amaral:

PORTAL PANROTAS - Como a Royal justificou a mudança?
RICARDO AMARAL - Em primeiro lugar, vale reafirmar que o escritório da Royal não será fechado. Ele continua funcionando e cuidará de tudo referente às vendas até 31 de julho. Ficará no Edifício Itália, no centro de São Paulo. A empresa está fazendo o movimento certo, assim como o fez ao vir para o Brasil quando tinha navios na costa e o País tinha outro momento. Hoje o ambiente de negócios no Brasil é outro e auto-explicável e questionável. Há investimentos na China e na Ásia em geral que precisam de mais atenção. Abrir e fechar um escritório no Brasil não é fácil, mas a empresa é de capital aberto e está sempre repensando seus investimentos. Acredito que ainda teremos navios da Royal no Brasil novamente (isso depende mais do País) e mesmo o modelo de negócios pode voltar.

PORTAL PANROTAS - Como você avalia essa sua nova mudança profissional? Não foi convidado para ir para Miami?
AMARAL - Gosto de Miami e dos Estados Unidos, mas muito mais do Brasil. Sou um otimista nato e acredito no País. É uma mudança grande, estou fazendo um investimento no meu negócio dessa vez e apostando em "comprar na baixa e fazer o negócio dar certo". Já tive momentos únicos na Royal, como a abertura dos escritórios no Brasil e no México, o case do Island Escape e esse é mais um, agora em novo modelo. As boas novidades da Royal continuarão.

PORTAL PANROTAS - Mas as vendas da Royal caíram com a crise?
AMARAL - Pelo contrário. Nunca estivemos tão bem. Não temos operação na América Latina mas vendemos mais que muitos países da Europa, por exemplo. Mas estamos vendendo para a ponta do iceberg, o potencial é maior.

PORTAL PANROTAS - O que muda na estrutura?
AMARAL - O escritório do México continua com a Royal, com a direção do André Pousada, que está indo muito bem. Eu vou cuidar, através da Acqua, que deve ganhar nome fantasia em breve, de todos os escritórios da América Latina, e do Brasil. Nada muda com os representantes, que estão fazendo ótimo trabalho. E que agora terão alguém que vem do outro lado do negócio. Cuidaremos do call center, de cerca de dez pessoas, com a supervisão de Bob Tavadia, que continua na Royal, em Miami. E teremos no total cerca de 35 funcionários. Ainda faltam dez posições, incluindo Markerting, e os interessados podem enviar currículo para ddantas@rccl.com.br.

PORTAL PANROTAS - Quem fica e quem sai de sua equipe anterior?
AMARAL - Alexander Haim será o diretor de Vendas América Latina. Erika Aguilar, a gerente de Vendas América Latina. Marcio Monte, diretor de Operações. Diego Dantas, diretor de Planejamento e Mercado. E minha secretária, Paula Bottesini, vai comigo, claro. O Alex Calábria e a Fernanda Dominicis são dois que deixam a Royal, por projetos pessoais. Vamos cuidar, como falei, de Vendas, comercial e Marketing e ainda há dez vagas em aberto.

PORTAL PANROTAS - Quem cuidará do escritório da Royal no centro de São Paulo?
AMARAL - Isso ainda está sendo decidido mas a Daniela Pugliesi, gerente financeira, continua.

PORTAL PANROTAS - Onde a Acqua funcioná em Santo André?
AMARAL - Na avenida Portugal, uma das principais dessa cidade que está se transformando num polo de Turismo, com as sedes da CVC, Rextur Advance, Submarino Viagens...


Leia abaixo o comunicado que está sendo distribuído aos agentes de viagens:

“Prezados agentes de viagens,

Gostaríamos de comunicá-los sobre algumas decisões estratégicas, que mudarão o modelo de vendas e distribuição do grupo Royal Caribbean no Brasil.

A partir de 1º de agosto, nossas marcas serão gerenciadas por um distribuidor exclusivo no Brasil, uma empresa de Ricardo Amaral. Como vocês sabem Ricardo atuou como vice-presidente regional para América Latina e diretor geral Brasil, desde que abrimos nosso escritório corporativo em janeiro de 2009. Sob sua liderança, nossos escritórios do Brasil, México e representantes internacionais em vários países da América Latina atingiram sólidos resultados comerciais e um crescimento constante para nossos negócios.

Desejamos ao Ricardo todo sucesso nessa transição que acontecerá ao fim de julho de 2016 em seu novo negócio como distribuidor exclusivo no Brasil e provendo serviços de vendas e marketing para a rede de representantes internacionais da América Latina.

Nosso escritório no Brasil continuará aberto para atender todas as reservas existentes criadas até 31 de julho de 2016. A partir de 1º de agosto de 2016, todas as novas reservas serão feitas e gerenciadas por essa nova empresa em seu novo escritório. Os contatos serão providenciados separadamente.

Nosso compromisso com os parceiros e hóspedes brasileiros continuará durante e após essa transição estratégica. Acreditamos que esse será o melhor modelo de distribuição para assegurar o melhor serviço e atenção aos nossos parceiros, e ao crescente número de hóspedes brasileiros viajando com nossas marcas em todo o mundo.

Atenciosamente,
Royal Caribbean Cruzeiros Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.