Claudio Schapochnik   |   22/08/2006 13:30

Patrimônio histórico de Cachoeira (BA) é restaurado

Patrimonio historico de Cachoeira (BA) e restaurado A cidade de Cachoeira, no Reconcavo Baiano e a beira do rio Paraguacu, vai ganhar um imp

A cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano e à beira do rio Paraguaçu, vai ganhar um impulso à atividade turística. Nesta quinta-feira (dia 24), às 15h, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, inaugura as obras de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração do Monte Formoso (Igreja do Rosário dos Pretos, de 1846) e cemitério (1856) e o Conjunto do Carmo. Todos foram restaurados pelo Programa Monumenta do Ministério da Cultura. O investimento total foi de R$ 436.188,22.

Segundo o ministério, na igreja e no cemitério, “foram necessárias ações de estabilização das edificações, que se encontravam com a segurança ameaçada. Na área interna da igreja foram restauradas: a nave da sacristia; o coro; a capela-mor; a sacristia; o ossuário; a assembléia de cardeais e a sala do capítulo, recuperando assim a aparência original, incluindo-se a restauração dos bens integrados. Na área externa da igreja recuperou-se a caixa mural, cobertura e bens integrados das fachadas. No cemitério foram feitas obras de revitalização de arte funerária”.

No Conjunto do Carmo, informa o ministério, “pinturas e as partes faltantes dos bens integrados foram restauradas, entre outros os suportes das tochas dos espelhos. As peças novas foram envernizadas para marcar a intervenção. As luminárias com espelho, consideradas como exemplares raros, foram restauradas”.

Distante 116 quilômetros de Salvador, Cachoeira merece ser visitada pelo patrimônio histórico e pelos museus que oferece. Mais informações no site www.bahia.com.br. Clique em Destinos e depois em Recôncavo.