Turistas aprovam Corcovado e Pão de Açúcar
Turistas aprovam Corcovado e Pao de Acucar A Escola de Turismo e Hospitalidade da UniverCidade e a Planet Work realizaram no mes de setembro
A Escola de Turismo e Hospitalidade da UniverCidade e a Planet Work realizaram no mês de setembro, uma pesquisa no Pão de Açúcar e Corcovado, dois dos maiores ícones do turismo nacional, ambos na cidade do Rio de Janeiro, para avaliar o perfil do turista que visita os atrativos e sua impressão sobre os mesmos.
Segundo Bayard Boiteux, que dirige a Escola, "nosso objetivo é avaliar todos os principais ícones do turismo carioca e começamos pelo Pão de Açucar e Corcovado,por serem a cara do Rio Turistico".
Dos 200 turistas pesquisados no Corcovado, 52% eram do sexo femino, 60 % tinham graduação, 59% eram solteiros e 60 brasileiros. Quarenta por cento dos entrevistados chegaram ao Corcovado em ônibus de turismo, 20% de táxi, 27% de carro, 10% de ônibus urbano e 3% por outros meios.
Quanto à avaliação dos serviços, 56% deles avaliaram como "muito bom" o serviço do guichê de vendas e embarque no Trem do Corcovado, 25% como "ótimo", 16 como "regular" e apenas 1% como "insuficiente". A sinalização do Corcovado foi avaliada como boa por 52% e "ótima" por 30%.
A segurança no Corcovado foi considerada "boa" por 47%, "ótima" por 20% e "regular" por 25%. A infra-estrutura (banheiros, lanchonete e informações) foi considerada "boa" por 55% e "ótima" por 40%.
Os 200 entrevistados fizeram as seguintes sugestões aos administradores do Trem e do Corcovado: 32% pediram uma exposição fotográfica com a história cidade e da atração, 18% um restaurante temático, 15% a apresentação de um show, sendo que 96% pretendem retornar ao Corcovado e 100% recomendam a visita.
No Pão de Açúcar, todos os 200 entrevistados eram estrangeiros, sendo 45% do sexo feminino, 18% com ensino médio, 43% com curso superior, 78% casados, 35% entre 36 e 45 anos, 23% entre 46 e 55 anos, 35% europeus, 40% norte-americanos, 15% australianos e 10% sul-americanos.
Trinta e sete por cento deles chegaram ao local de ônibus de turismo e 30% de ônibus urbano.
O atendimento no guichê e no embarque foi considerado "bom" por 42% e "ótimo" por 15%, sendo que a sinalização foi tida como "boa" por 48%, "ótima" por 16% mas regular por 24%.
A limpeza no Pão de Açúcar foi considerada "boa" por 44%, "ótima" por 18% mas regular por 32%. A infra-esturura de apoio(banheiros, lanchonetes e informações) foi avaliada como "boa" por 42% e "ótima" por 39%.
Como sugestões, 55% pedem uma exposição de fotografias sobre a história do Pão de Açucar e da cidade, 38% um restaurante temático e 29% uma livraria. Dos entrevistados, 98% recomendarão o Pão de Açucar a seus amigos e 78% pretendem retornar.
Bayard Boiteux considera os resultados satisfatórios e entende que ambos atrativos atendem as expectativas dos consumidores e acredita que as sugestões podem ser levadas em consideração, para um aprimoramento dos atrativos.
A pesquisa foi desenvolvida por 100 alunos, na disciplina Estágio De Pesquisas em Turismo, obrigatória para a conclusão do Curso de Turismo. A Floresta da Tijuca será o próximo atrativo a ser avaliado.
Segundo Bayard Boiteux, que dirige a Escola, "nosso objetivo é avaliar todos os principais ícones do turismo carioca e começamos pelo Pão de Açucar e Corcovado,por serem a cara do Rio Turistico".
Dos 200 turistas pesquisados no Corcovado, 52% eram do sexo femino, 60 % tinham graduação, 59% eram solteiros e 60 brasileiros. Quarenta por cento dos entrevistados chegaram ao Corcovado em ônibus de turismo, 20% de táxi, 27% de carro, 10% de ônibus urbano e 3% por outros meios.
Quanto à avaliação dos serviços, 56% deles avaliaram como "muito bom" o serviço do guichê de vendas e embarque no Trem do Corcovado, 25% como "ótimo", 16 como "regular" e apenas 1% como "insuficiente". A sinalização do Corcovado foi avaliada como boa por 52% e "ótima" por 30%.
A segurança no Corcovado foi considerada "boa" por 47%, "ótima" por 20% e "regular" por 25%. A infra-estrutura (banheiros, lanchonete e informações) foi considerada "boa" por 55% e "ótima" por 40%.
Os 200 entrevistados fizeram as seguintes sugestões aos administradores do Trem e do Corcovado: 32% pediram uma exposição fotográfica com a história cidade e da atração, 18% um restaurante temático, 15% a apresentação de um show, sendo que 96% pretendem retornar ao Corcovado e 100% recomendam a visita.
No Pão de Açúcar, todos os 200 entrevistados eram estrangeiros, sendo 45% do sexo feminino, 18% com ensino médio, 43% com curso superior, 78% casados, 35% entre 36 e 45 anos, 23% entre 46 e 55 anos, 35% europeus, 40% norte-americanos, 15% australianos e 10% sul-americanos.
Trinta e sete por cento deles chegaram ao local de ônibus de turismo e 30% de ônibus urbano.
O atendimento no guichê e no embarque foi considerado "bom" por 42% e "ótimo" por 15%, sendo que a sinalização foi tida como "boa" por 48%, "ótima" por 16% mas regular por 24%.
A limpeza no Pão de Açúcar foi considerada "boa" por 44%, "ótima" por 18% mas regular por 32%. A infra-esturura de apoio(banheiros, lanchonetes e informações) foi avaliada como "boa" por 42% e "ótima" por 39%.
Como sugestões, 55% pedem uma exposição de fotografias sobre a história do Pão de Açucar e da cidade, 38% um restaurante temático e 29% uma livraria. Dos entrevistados, 98% recomendarão o Pão de Açucar a seus amigos e 78% pretendem retornar.
Bayard Boiteux considera os resultados satisfatórios e entende que ambos atrativos atendem as expectativas dos consumidores e acredita que as sugestões podem ser levadas em consideração, para um aprimoramento dos atrativos.
A pesquisa foi desenvolvida por 100 alunos, na disciplina Estágio De Pesquisas em Turismo, obrigatória para a conclusão do Curso de Turismo. A Floresta da Tijuca será o próximo atrativo a ser avaliado.