Claudio Schapochnik   |   29/01/2007 15:32

Centro Histórico de Laguna (SC) será restaurado

Centro Historico de Laguna (SC) sera restaurado O presidente do Instituto do Patrimonio Historico e Artistico Nacional (Iphan), Luiz Fernand

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, lança esta semana o projeto de revitalização da orla do Centro Histórico de Laguna, em Santa Catarina. A obra terá um investimento de R$ 600 mil do Iphan. Esse projeto se encaixa na proposta do futuro Parque Arqueológico do Sul.

O parque tem como objetivo a proteção e a valorização de uma faixa de cerca de 50 quilômetros do litoral catarinense, entre os municípios de Laguna e Araranguá, onde estão localizados os maiores sítios arqueológicos do tipo sambaqui do mundo. Sambaquis são depósitos humanos de materiais orgânicos e calcários empilhados ao longo do tempo. A paisagem local, segundo o Iphan, é caracterizada por uma seqüência de lagoas, dunas, restingas e praias desertas.

A proposição de tombamento da área deverá ser levada ao Conselho Consultivo do Patrimônio Histórico do Iphan ainda neste primeiro semestre. O Iphan espera ainda que Parque Arqueológico do Sul, quando concretizado, seja reconhecido pela Unesco como patrimônio mundial.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.