Especial para o Portal PANROTAS PANROTAS Brasília   |   15/08/2007 08:29

Iphan cria Roteiros Nacionais de Imigração

Iphan cria Roteiros Nacionais de Imigracao BRASILIA - O Iphan e o Ministerio da Cultura lancam em Pomerode (SC), no dia 27, o projeto Roteir

BRASÍLIA - O Iphan e o Ministério da Cultura lançam em Pomerode (SC), no dia 27, o projeto Roteiros Nacionais de Imigração. Será assinado um Termo de Cooperação com outros órgãos públicos, que prevê a preservação do patrimônio cultural e histórico propiciado pelos imigrantes. O evento ocorrerá em um sítio na cidade catarinense, uma das que mais tiveram influência da cultura alemã no País.

Estima-se em cinco milhões o total de imigrantes que chegaram desde o século 19 ao Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. O Iphan estuda há mais de 20 anos a influência dos italianos, alemães, poloneses e ucranianos no Estado de Santa Catarina. Com o novo projeto, deve-se investir no legado em outros Estados da Federação.

O lançamento em Pomerode terá a participação do ministro Gilberto Gil e, entre outras autoridades, de 20 prefeitos das regiões catarinenses com mais imigrantes. As áreas deverão ser reconhecidas como Paisagem Cultural do Brasil – um conceito criado pela Unesco em 1972.

A ênfase será dada às propriedades rurais, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, para o fortalecimento da agricultura familiar e seus produtos. Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Espírito Santo devem ser os próximos Estados a serem estudados.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

PANROTAS Brasília

PANROTAS Brasília tem 1014 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS