Felipe Niemeyer   |   05/03/2008 15:58

Conheça os planos do Rio para a Copa de 2014

Conheca os planos do Rio para a Copa de 2014 O secretario de Turismo, Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou hoje, em

O secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou hoje, em almoço promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, no Rio, os planos do governo do Estado para a realização da Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, ainda não está definida a cidade que será sede da final da Copa do Mundo, “mas já está praticamente garantido” que o Rio deve recebê-la.

De acordo com o secretário, estão sendo feitos acordos com o setor para garantir que o parque da cidade seja adaptado à demanda de visitantes. Também foram criadas linhas de crédito com o BNDES e Caixa Econômica Federal para a renovação do parque hoteleiro nas categorias intermediárias e econômicas. “Também estudamos a possibilidade de usar navios como hospedagem”, acrescenta.

Na área de segurança, segundo Paes, será aproveitada estrutura deixada pelo Pan-Americano de 2007. “O Rio de Janeiro já mostrou que tem capacidade de sediar grandes eventos com segurança”, avalia. Na área de saúde serão desenvolvidas campanhas contra epidemias e feitos investimentos na infra-estrutura hospitalar e de atendimento do Estado.

Em relação aos transportes, o dirigente diz que, embora seja a área mais complicada por haver limitações orçamentárias, o governo está investindo em ações importantes. A criação do arco rodoviário, que vai desafogar o trânsito na Avenida Brasil e, conseqüentemente, em outros pontos da cidade, os investimentos na expansão do metrô, e a licitação para a construção de duas linhas de veículos leves sobre trilhos ligando várias regiões da cidade, foram citados pelo secretário.

“Em relação à infra-estrutura aeroportuária, não é possível que essa tragédia que é o Galeão não seja resolvida antes da Copa do Mundo. As obras não têm custos elevados e, por isso, acredito que a situação do aeroporto será resolvida em breve”, finalizou. Paes preferiu não comentar sobre sua possível candidatura à prefeitura do Rio nas próximas eleições.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.