Felipe Niemeyer   |   13/03/2008 10:16

Em nota, trade do Rio "repudia abandono do Galeão"

Em nota, trade do Rio "repudia abandono do Galeao" Em reuniao extraordinaria realizada ontem, na Fecomercio, o Conselho Estadual d

Em reunião extraordinária realizada ontem, na Fecomercio, o Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, presidido pelo secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, aprovou uma nota de repúdio à Infraero “pelo abandono” em que se encontra o Aeroporto Tom Jobim, cujo funcionamento precário “gera uma série de desconfortos e constrangimentos aos passageiros”, além de “depor contra a imagem da cidade”.

A nota, proposta logo no início da reunião, pelo secretário Eduardo Paes, considera a falta de definição das obras de reforma e ampliação do aeroporto, anunciadas no fim do ano passado pelo governo federal, “incompatível com o atual momento vivido pelo turismo do Rio de Janeiro”.

A carta também acusa a Infraero de negar atendimento a “uma solicitação negociada, antecipada e exaustivamente, pelo governo do Estado com as autoridades italianas e a empresa aérea Alitalia para o estabelecimento de um vôo direto Roma-Rio”, sob a justificativa de que falta local no aeroporto para o check-in. “Isso num aeroporto que não utiliza nem 50% de sua capacidade operacional", diz a nota.

Fazem parte do conselho representantes públicos e privados ligados à indústria do turismo do Estado, como a Abav-RJ, TurisRio, Riotur, Bito, Abeoc-RJ, Rio CVB e ABIH-RJ.

Leia abaixo a nota na íntegra:

”Conselho Estadual de Turismo

Nota de repúdio à Infraero

Reunido em sessão extraordinária nesta data na Fecomercio, o Conselho Estadual de Turismo, por unanimidade de seus conselheiros, ao tratar da absurda questão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, cujas obras de reforma permanecem indefinidas, como sem resposta continuam os pleitos do Estado e sem atendimento as necessidades do mercado relativas ao melhor aproveitamento da capacidade ociosa do aeroporto, decidiu protestar junto à Infraero contra essa situação que considera intolerável, inadmissível e incompatível com o atual momento vivido pelo turismo do Rio de Janeiro.

Assim, o Conselho Estadual de Turismo repudia de maneira veemente o abandono em que se encontra o Aeroporto Internacional Tom Jobim, cujo funcionamento precário gera uma série de desconfortos e constrangimentos aos passageiros, além de depor contra a imagem da cidade.

O Conselho repudia, igualmente, a inexplicável negativa de atender a uma solicitação antecipada e exaustivamente negociada pelo governo do Estado com as autoridades italianas e a empresa aérea Alitalia, interessada em implantar um vôo direto entre Roma e o Rio de Janeiro.

Num aeroporto como o Tom Jobim, cujas instalações se encontram relegadas à ociosidade operacional, e sendo o turismo do Rio de Janeiro prejudicado pela carência de mais vôos diretos a partir dos grandes centros emissores, é insustentável que a Infraero permaneça omissa e indiferente a esse pleito, mediante o uso de recursos absurdos para justificar sua negativa, como o que aponta a falta de um local para o check-in da empresa aérea. Isso num aeroporto que não utiliza nem 50% de sua capacidade operacional.

Assim, vem esse Conselho denunciar à opinião pública a omissão da Infraero e encarecer ao Ministério da Defesa a necessidade de se encontrar urgentemente uma solução que ponha fim a esse estado de coisas, que contraria a mais simples lógica e tem produzido prejuízos irreparáveis ao turismo e à economia do Rio de Janeiro.


Rio de Janeiro, 12 de março de 2008

Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer
Assessoria de Comunicação Social

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Colaboração para o Portal PANROTAS

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!