Aline Lind   |   04/03/2008 12:45

Recife divulga pesquisa com turistas e operadores

Recife divulga pesquisa com turistas e operadores A Secretaria de Turismo do Recife e o trade pernambucano apresentam hoje, no Restaurante E

A Secretaria de Turismo do Recife e o trade pernambucano apresentam hoje, no Restaurante É, em Boa Viagem, resultados de pesquisas iniciadas em janeiro do ano passado com turistas, operadores e agentes de turismo nos pólos emissores e em outras capitais nordestinas. O resultado destacado pelo secretário do Turismo, Samuel Oliveira, é a mudança do perfil socioeconômico do turista de lazer, que subiu.

"Pode-se perceber isso na análise do aumento no gasto médio individual sem hospedagem que passou de R$ 144, em 2007, para R$ 150, em 2008. A freqüência diária nos restaurantes também foi incrementada, passando de 23% para 50%. Verificou-se, ainda, que mais turistas vieram através de agências. Em 2007, foram 19%, contra 30% em janeiro 2008, evidenciando um crescimento de 58%", enfatiza o secretário.

Os dados apontam a hospitalidade e o povo como os aspectos que mais marcaram durante a estadia. 63% dos visitantes consideraram muito boas as instalações de hospedagem da cidade, mesmo índice de satisfação com os restaurantes. Dentre os segmentos estudados - lazer, executivo, de saúde, religioso e cultural - o que apresenta gasto médio individual diário maior é o viajante de negócio, que, sem contar hospedagem, deixa cerca de R$ 134 no destino, à frente do turismo de lazer (R$ 114,60), de saúde (R$ 71) e religioso (R$ 52).

Entre os turistas de lazer, 54% tomaram conhecimento dos atrativos da cidade por meio de amigos e parentes. Entre os viajantes de negócio, 55,5% se hospedam em hotéis e 57% ficam até três dias. Já os adeptos do turismo religioso praticamente não se hospedam em hotéis e cerca de 78% dos turistas de saúde se hospedam na casa de amigos e parentes.

Uma das perguntas levantadas na pesquisa foi: "quando você pensa no Recife, o que vem à sua mente?". A resposta mais citada foi "praia", seguida de "carnaval". Respostas confirmadas pelos agentes e operadores, que apontaram a praia como o ponto mais atrativo do destino, com 74% dos votos, ao lado de Porto de Galinhas (74%) e Olinda (71%). Em 71% dos casos, a capital pernambucana é vendida como parte integrante de pacotes turísticos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Aline Lind

Aline Lind tem 330 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS